Edição 84 - 20/08/2007

Em busca de um novo sindicalismo

 

O Sinal vive um dos mais importantes momentos de sua existência! Consolidado em sua estrutura física, hegemônico em número de filiados, com uma liderança madura e conseqüente, busca agora renovar-se a partir de uma profunda discussão entre os conselheiros.

 

Esse processo, que se iniciou de maneira espontânea   contempla a discussão de dois grandes temas: "Postura do Sinal" e "Estrutura do Sinal". Nesse primeiro estágio, de discussão interna ao âmbito do sindicato, o que se pretende é amadurecer o debate e acumular informações referentes aos dois temas, com a finalidade de qualificar o conteúdo da próxima reunião física do Conselho Nacional ampliado – a ser realizada em setembro -, na qual se discutirá o SINAL. 

O primeiro tema – "Postura do Sinal" – compreende discussões sobre enfoque político, pautas reivindicatórias e mobilização, envolvendo,  por exemplo, as decisões e deliberações da última Assembléia Nacional Deliberativa, o resultado da Votação Eletrônica, o Grupo de Trabalho do Plano de Cargos e Salários – item do recente acordo salarial -, entre outros. Essa área conta com a coordenação do Conselheiro Eduardo Stalin Silva, de São Paulo, e com a relatoria do Conselheiro Francisco Sérgio Sales Andrade, de Belém. Dela participam, também, os Conselheiros Max Meira, de Brasília, e Marcílio Gomes da Silva, de Belo Horizonte. 

O segundo tema – "Estrutura do SINAL" – tem como foco os órgãos de representação do sindicato e sua estrutura formal, como as instâncias deliberativas – Assembléia Geral Nacional, Assembléia Nacional Deliberativa, Conselho Nacional, Assembléia Geral Regional; o sistema eletivo do SINAL frente ao plebiscito recomendado ao Conselho Nacional do SINAL na XXI AND, assim como o voto nominal; a  verba de representação; a liberação de dirigentes, entre outros. Tal área encontra-se sob   a coordenação da Conselheira Jaqueline Moreira de Souza de Medeiros, de Recife, tendo o Conselheiro Mário Getúlio Vargas Etelvino, de Belo Horizonte, como secretário e o Conselheiro Jarbas Athayde Guimarães Filho, do Rio de Janeiro, como relator. Participam, ainda, como colaboradores, os Conselheiros Auriel Eleuterio Marques Júnior, de Brasília, Orlando Bordallo Júnior, de Belém, e Sérgio Canas Prata, do Rio de Janeiro. 

Como se pode verificar, busca-se qualificar o Sinal para enfrentar as novas demandas apresentadas pela conjuntura político-econômica na qual – conforme demonstrou nossa última campanha salarial – o antigo modelo de luta tende à exaustão.

Enfrentar essa discussão é, mais que um dever, uma obrigação a que o atual Conselho está aberto, sem idéias preconcebidas ou desejo de manutenção do "status quo". Nesse sentido, o resultado que se espera é o surgimento de um novo perfil sindical no Bacen – ainda mais alinhado, transparente e conseqüente em sua luta pelos direitos da categoria.  

Você também pode participar dessa discussão enviando suas contribuições, críticas e sugestões para o email econteudo@sinal.org.br

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 186, de 17.8.07: Saiu na imprensa
Matéria seguintePonto do Servidor – Folhas suplementares liberadas