Edição 111 - 08/10/2007

Greve do BC em 1987 é lembrada no JB

"CPDoc Hoje na história: Greve pára Banco Central

 

Com objetivo de pressionar a direção do Banco Central a aumentar os seus salários com um ajuste semelhante ao concedido aos empregados dos outros bancos oficiais, os funcionários do Banco Central fizeram uma paralisação por 24 horas.

Foi a primeira greve na história do BC, decidida durante o dia anterior, após tumultuada assembléia realizada na porta da sede do banco, em Brasília.

Mesmo sob pressão da administração do BC, que ameaçou punir com as medidas legais cabíveis aqueles que participassem do movimento, sete regionais, além de Brasília, aderiram à greve: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O resultado foi imediato. Ainda no início da tarde, o presidente do Banco Central, Fernando Milliet, concordou em pagar o aumento solicitado pelos funcionários, retroativo ao dia 1º de setembro.

"A greve foi vitoriosa e demonstrou a organização do movimento dos funcionários do BC", afirmou o presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco Central, Paulo Eduardo de Freitas. Segundo ele, a greve fez-se necessária, uma vez que o BC vinha protelando a decisão havia quase um mês.

O Banco Central do Brasil foi criado em 31 de dezembro de 1964. A última greve começou no dia 3 de maio de 2007 e durou 45 dias."

Fonte: JB Online 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL se reúne com Aloizio Mercadante
Matéria seguinteNova Sede da Nacional – inauguração e reunião do CN