Edição 124 - 29/10/2007

O SINAL e seus dezenove anos


Em inúmeras e distintas culturas, o ovo é um símbolo de vida, de transformação, de recomeço. Não por acaso, o SINAL também começou com … um ovo.

O OVO (*) foi o primeiro informativo que um grupo de colegas – intrépidos colegas – resolveu fazer, chamando a atenção de seus pares para a necessidade de uma associação que tratasse de seus interesses.

A "Redentora" ("Revolução" de 1964, para quem ainda não havia nascido), ainda imperava, e os impressos eram colocados sub-repticiamente nos banheiros, para serem lidos e, eventualmente, contribuírem para a conscientização do funcionalismo.

Éramos ligados ao governo, não tínhamos direito à sindicalização, e nossos colegas de avant-garde fundaram uma Associação: a dos Funcionários do Banco Central.

Só em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, esses esforços redundariam no SINAL, já que apenas aquele documento permitiu a sindicalização entre servidores públicos.

Fomos os pioneiros, então: em 28 de outubro daquele mesmo ano, dia do Funcionário Público, o Sindicato teve sua fundação homologada.

Quem, já estando no BC, acompanhou a saga da formação do SINAL e os contratempos que o Sindicato encontrou, sabe que hoje está tudo mais difícil.

Há batalhas que são um déjà vu; outras surgiram devido às peculiaridades do Bacen, e vivemos tempos em que governo e mídia "mordem e sopram" o funcionalismo público, levando-o à quase execração pela sociedade em que vivemos.

O SINAL fez ontem 19 anos de existência, em meio a uma batalha surrealista para reaver sete míseros dias descontados – cujo peso no bolso do governo seria uma piada – enquanto outras categorias nadam de braçada com reajustes superiores, chapiscando no "patinho feio".

Não há muito o que comemorar, senão a mesma disposição de sempre para (re) começar a luta, pois há muito por fazer.

A pauta colocada é imensa: reversão dos sete dias, novo PCS, revitalização da Centrus, novo regulamento do PASBC, autonomia do BC, reforma sindical, discussão sobre as Centrais Sindicais, entre outros pontos, exigem a intervenção propositiva da categoria.

Muito foi feito ao longo desses anos todos.  No entanto, não temos ilusão: APENAS NOSSA UNIDADE, ORGANIZAÇÃO E CAPACIDADE DE LUTA podem devolver a auto-estima à categoria.

Ao entrar no seu vigésimo ano de existência, o SINAL reafirma seu compromisso com os filiados, e espera continuar merecendo sua confiança.

Nesta terça -feira, teremos assembléias em todas as regionais:
vamos lá, servidores do BC, há muito o que conquistar pela frente !

 

(*)  este link o leva ao fac-símile do número 0, de 1980.  Ele está em PDF e pesa 13 MB: pode demorar um pouco para abrir.  Uma vez aberto, porém, você pode ampliá-lo para ler melhor (o documento é antigo, lembre-se) e ver que, 27 anos depois, as questões funcionais continuam passando pela " …. recuperação salarial e melhores condições de vida e trabalho". 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAssembléia no dia 30: compareça, motivos existem!!!
Matéria seguinteASSEMBLÉIA NACIONAL