Edição 26 - 29/02/2008

Panorâmica da AGN nas regionais do BC


Belém:

 

A reunião contou com a presença, ótima para um inicio de mobilização, de 20 servidores. Aceitos por unanimidade:

1) Exigir do governo o cumprimento do acordo;
2) Intensificar a mobilização com vistas a prováveis paralisações, logo após a aprovação do Orçamento;
3) Comunicar à Diretoria do Banco a insatisfação do funcionalismo;
4) Cobrar da Diretoria empenho para que o acordo assinado seja cumprido nos prazos estabelecidos.

——————————————–
 

Belo Horizonte:

 

A assembléia em BH contou com a presença de 95 participantes, iniciou-se às 15h30 horas e durou aproximadamente meia hora.

 

Aberta pelo Presidente Regional, os informes foram conduzidos pelo Diretor Nacional de Relações Externas, quanto às frentes de atuação do SINAL no atual estágio de nossa campanha salarial, inclusive e sobretudo em relação às reuniões ocorridas no MPOG no dia anterior.

 

Reafirmou-se a estratégia de atuar sobre as três metas atuais da campanha (cumprimento do acordo financeiro, equiparação salarial ao topo da carreira do executivo e remuneração sob a forma de subsídio) de forma vinculada e comentou-se ainda quanto às frentes de atuação no Congresso Nacional e no GT do PCS.

 

Da plenária, ocorreram duas manifestações. A primeira reafirmando a necessidade, não apenas pelos servidores do BC, mas pelo conjunto do funcionalismo público, de não cedermos, perante o governo, em relação ao seu injustificável e lamentável propósito de repactuar os prazos do acordo financeiro, por ele assinado em 26.11.2007.

 

A segunda manifestação foi quanto à estratégia de aguardarmos o próximo passo do governo, sobretudo em relação às carreiras do Fisco, para que possamos fazer uma mobilização de verdade e para valer dentro do Banco.

 

Ficou marcada nova assembléia para a próxima quinta-feira, 06.03, na frente do edifício do BC-BH.

 

——————————————–

Brasília:

 

Deliberada a decretação de Estado de Assembléia Permanente do Sindicato, com indicativo de nova Assembléia para a próxima semana, no dia 06.03.

 

Durante o encontro, o presidente do SINAL Nacional, David Falcão, reportou ao funcionalismo um resumo da reunião com Duvanier Paiva, e das últimas atividades do Sindicato. 

 

Foi relatada, aos mais de 250 participantes, a argumentação feita por Duvanier Paiva para justificar o descumprimento do acordo por parte do governo, bem como sua intenção de que os sindicatos aceitem a repactuação de prazos, tendo como embasamento a falta de recursos no Orçamento de 2008 por conta da perda de arrecadação da CPMF.

 

Após as notícias trazidas, os participantes corroboraram com as explanações. Estavam presentes o presidente do SINAL de Brasília, Paulo Calovi, os representantes do Sindsep e SintBacen e outros líderes sindicais.

 

——————————————–

 

Curitiba:

 

Assembléia muito concorrida: 70 assinaturas na lista de presença. A única proposta votada foi a decretação de Estado de Assembléia Permanente a partir desta data (67 votos a favor e 3 abstenções).

Foram apresentados três indicativos ao CN do SINAL, para incorporação aos demais indicativos e sugestões das outras bases regionais:

1)Apresentar contra-proposta ao governo para pagamento do aumento acordado já, e negociar as parcelas vencidas em um prazo maior, trazendo-se a parcela de janeiro de 2009 para dezembro de 2008;

2)Fazer barulho, faixas, bater panela, passeata e cobrança radical;

3)Dar um prazo de 15 dias, ao governo, para cumprimento integral do acordo, e entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir do vencimento desse prazo.

 

——————————————–

Fortaleza:

 

Foram dados os informes sobre as reuniões do SINAL com o MPOG e sobre a estratégia que vem sendo adotada pelo Sindicato para garantir o cumprimento do acordo/equiparação com a RFB, inclusive quanto ao Simpósio de aniversário do Bacen.

  

A assembléia aprovou por unanimidade:

1) exigir o cumprimento integral do acordo assinado;

 

2) cobrar do SINAL Nacional endurecimento das relações com a Direção do Banco e maior integração com a base; 

 

3) propor a não realização do Simpósio em comemoração ao aniversário do BC nos moldes apresentados pelo SINAL Nacional.

——————————————–
 

Porto Alegre: 

 

A assembléia de Porto Alegre foi bastante concorrida (mais que o normal). Dados os informes, todos manifestaram muita apreensão quanto ao que vai acontecer daqui para a frente.

 

——————————————–

 

Recife:

A assembléia do Recife teve lista de presença assinada por 39 pessoas, e contou com a presença do Presidente do SINAL Nacional, David Falcão.

Foram dados os informes das reuniões com o Secretário do MPOG, e foram feitas algumas intervenções e pedidos de esclarecimentos. Sugestões para que o SINAL pense formas alternativas de mobilização e negociação foram apresentadas (divulgação, para a sociedade, de canais de reclamação no BC, contatos com outros parlamentares, elevação do tom de conversa com o Banco e o governo, busca de  setores críticos que podem servir para iniciar uma paralisação).

Tendo em vista ter sido esta assembléia informativa, não foram deliberadas propostas, mas os presentes formaram o consenso sobre os seguintes itens:

1) Reafirmar o pedido de cumprimento do acordo nos termos que foi firmado

2) Manter Estado de Assembléia Permanente.

——————————————–

 

Rio de Janeiro:

 

A Assembléia contou com a presença de 122 servidores.

 

Repassadas as informações sobre as duas reuniões de ontem com o Secretário do MPOG, a assembléia aprovou, por unanimidade, a exigência de cumprimento do acordo assinado, vinculado à equiparação com a SRF (nova tabela), no mesmo instrumento em que for efetivado o acordo com o Bacen, e na forma de subsídio.

 

Foi lida a Portaria que definiu os componentes do GT e estabeleceu o início dos trabalhos sobre o novo PCS.  Não ocorreram intervenções.

 

——————————————–

 

Salvador: 

 

Com a presença de 22 funcionários, foram dados todos os informes sobre a reunião havida ontem no MPOG, e deliberadas as seguintes propostas a serem levadas ao Conselho Nacional:

 

1) Que o SINAL exija o cumprimento do acordo fechado com o governo em 14.06.2007;

 

2) Que o SINAL dê publicidade, na imprensa nacional, do descumprimento do acordo pelo Governo e da omissão do Presidente Meirelles nas negociações.

 

——————————————– 

 

São Paulo:

 

A Regional realizará sua assembléia hoje à tarde (14h).

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorReunião com o MPOG sugere desvio no curso de negociações salariais
Matéria seguinteSeminário InterNews sobre Sistema Bacen Jud tem apoio do SINAL