Edição 0 - 14/05/2008

Reunião Fisco-CG-Advocacia-BC


Conforme divulgamos na edição de hoje do Apito Brasil, aconteceu nesta data, na Sede regional de Brasília, a primeira reunião de entidades representativas de carreiras do Fisco, Advocacia Federal, Ciclo de Gestão e Banco Central, com a presença de dezessete dirigentes sindicais convidados, em mais uma iniciativa do SINAL.

 

Foi uma reunião, inicialmente, exploratória das possibilidades de uma atuação conjunta, em face do descaso que o governo vem demonstrando nas negociações salariais com todas as instituições que compõem o grupo.

 

Essas categorias têm a unificá-las dois fatos: um deles, honroso, vem de vinte anos, quando a Constituição Federal vigente as considerou "carreiras de Estado", por estarem ligadas diretamente ao cumprimento de funções indispensáveis ao funcionamento sério, eficiente, escorreito e transparente do aparelho estatal.

 

O outro – nada honroso – é virem sendo desrespeitadas, umas há mais, outras há menos tempo, quanto ao cumprimento de acordos salariais, alguns já assinados, outros não.

 

Todos, porém, com certeza garantidos, em algum momento, pela palavra de autoridades revestidas de um poder de negociação que não vem sendo honrado. 

 

 

As categorias têm, naturalmente, e em maior quantidade, peculiaridades que as fazem diferentes entre si.  Detendo plena consciência desse fato, o grupo de dirigentes reunido hoje no SINAL discutiu tanto a evolução das campanhas salariais de cada entidade representada como os cenários passíveis de se apresentar doravante.

 

À unanimidade, ressaltou-se a importância da reunião, pela oportunidade do estreitamento de seus laços comuns, bem como a de troca de impressões sobre futuras parcerias no interesse dessas carreiras.

 

Deliberou-se dar continuidade à iniciativa, com o agendamento de novo encontro na próxima terça-feira, 20.05.08. As entidades decidiram-se, também, pelo envio de uma correspondência ao Ministro do Planejamento, firmada por todas as entidades presentes, cuja íntegra transcrevemos abaixo.

 

O SINAL avalia que o evento cumpriu seus objetivos iniciais: aproximar as entidades em sua atual jornada pelas negociações salariais específicas, e, de comum acordo, produzir uma manifestação de cobrança ao governo pela solução definitiva de suas demandas.

 

Segue a carta:

—————————————————————————————————-

 

Brasília, 14 de maio de 2008.

 

Excelentíssimo Senhor

Paulo Bernardo Silva

D.D. Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão

 

 

Senhor Ministro,

 

As carreiras da Alta Administração Federal, abaixo listadas, que incluem o Ciclo de Gestão, o Grupo Fisco, o Banco Central e a AGU, vêm por meio desta carta solicitar que Vossa Excelência dispense a devida atenção às negociações salariais em curso para que sejam concluídas com a maior objetividade e celeridade possíveis.

 

Lembramos que a solicitação em apreço justifica-se pela importância das atividades desenvolvidas por essas carreiras no Estado brasileiro.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Associação dos Analistas de Comércio Exterior – AACE

Associação dos Funcionários do IPEA – FIPEA

Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental – ANESP

Associação Nacional dos Técnicos de Planejamento – ANPLA

Associação dos Procuradores do Banco Central – APBC

Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento – ASSECOR

Associação dos Servidores da SUSEP – ASSUP

Federação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – FENAFISP

Fórum Nacional da Advocacia Publica Federal – FÓRUM NACIONAL

Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central – SINAL

Sindicato Nacional dos Servidores da CVM – SINDCVM

União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle – UNACON

Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – UNAFISCO SINDICAL

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorNovas regras para a aposentadoria do servidor
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 264, de 16.05.08: Rede conveniada de descontos / Classificados