AGN de 12.06.08: resultado das regionais
Belém: a AGN contou com a presença de 24 pessoas, que votaram por unanimidade pelo indicativo do Conselho Nacional. Várias falações e grande preocupação entre os técnicos.
Belo Horizonte: Várias discussões e polêmicas dificultaram a condução da assembléia, em que mais de dez colegas se pronunciaram.
A AGN contou com a presença de 150 pessoas, e o indicativo do SINALfoi aprovado por 63 votos a favor, 26 contra e 11 abstenções.
No final da assembléia, aprovada contraproposta a ser apresentada ao governo: mínimo de 98% para todos os níveis e nos prazos estabelecidos (julho/08, julho/09 e julho/10): aprovado por 47 pessoas, número correspondente à quantidade de presentes ao final da AGN.
Curitiba: a AGN contou com a presença de 83 participantes e deliberou dar mandato aos negociadores da mesa, nos termos que foram expostos, por 81 votos a favor e 2 contra.
Porto Alegre: com a participação de treze colegas no Meio Circulante e 63 da Sede, tivemos uma excelente participação. O sentimento é parecido com o das demais regionais: vitória com sabor de derrota. A grande maioria sabe que seu aumento é satisfatório, porém se sente desmoralizada frente ao rebaixamento ao terceiro escalão.
As propostas do SINAL forma aprovadas por unanimidade e, nas possibilidades de melhora, acrescentou-se:
a) transposição de nível, semelhante ao proposto à Receita, para todos.
b) antecipação da tabela prevista para janeiro/2009 para antes (outubro, novembro – o que der)
Foi ainda proposto e votado que:
1) seja PRIORIDADE a luta pelo percentual em relação à RFB, à frente da antecipação do acordo;
2) os aumentos oferecidos na tabela para o Bacen, na transposição para o SUBSÍDIO, sejam IGUAIS.
Recife: a AGN contou com 59 pessoas assinaturas na ata de presença. Os debates se deram em torno das deficiências da proposta. Feito o relato da reunião de ontem, surgiram algumas dúvidas, que foram esclarecidas. Os técnicos também manifestaram indignação com a proposta, que os rebaixa em relação aos analistas.
Algumas pessoas se manifestaram no sentido de que o sindicato poderia apresentar uma tabela, já que o negociador do governo não o fez. Algumas dúvidas surgiram quanto à transposição para o subsídio, e também em relação ao SIDEC, sobre qual seria a proposta para o BC.
Feita apenas a sugestão de complementar o indicativo do SINAL, quanto ao acordo, para que a última parcela (jan/09) não fosse esquecida, e entrasse na negociação.
Colocado em votação o indicativo (reformulado quanto ao item acordo), foi aprovado pela unanimidade dos presentes:
a) Considerar a proposta insuficiente;
b) Dar mandato para os negociadores na mesa de negociação, no sentido de:
1) ampliar a retroação do acordo completo (parcelas de dez/07; jan/08; jan/09), em única parcela com efeitos retroativos a jan/08 (*);
2) aproximação com a RFB;
3) recuperar o nível de 50% dos técnicos;
4) assegurar revisão do acordo, em Julho/09, tendo como referencial a RFB;
5) antecipação, para 2009, da parcela dos efeitos financeiros em 2010;
6) nova Assembléia amanhã no mesmo horário.
c) Assembléia amanhã
(*) Texto proposto pela assembléia do Recife.
Rio de Janeiro: a AGN contou com 206 presentes que votaram a proposta do Conselho Nacional, aprovada com 203 votos a favor, nenhum contra e 3 abstenções.
Houve também um convite do SINAL/RJ para que todos os funcionários da Regional compareçam ao evento comemorativo, a se realizar amanhã, a partir das 10h da manhã, no Mecir, com a presença do Presidente Meirelles. A concentração do pessoal se dará a partir das 9h no saguão da ADRJA.
Salvador: com 27 funcionários assinando a lista de presença, foram deliberados os seguintes itens de pauta:
1) Considerar INSUFICIENTE o esboço da proposta anunciada na reunião desta quarta-feira, pois não atende todos os pontos de nossa pauta de reivindicações – implementação retroativa do acordo, equiparação com a RFB e subsídio.
RESULTADO: Aprovado por unanimidade;
2) Alterar o mandato da mesa de negociação para permitir,
a. ampliar a retroação;
b. aproximação com a RFB;
c. recuperar o nível de 50% dos técnicos;
d. assegurar revisão do acordo, em Julho/09, tendo como referencial a RFB;
e. antecipação, para 2009, da parcela dos efeitos financeiros em 2010;
RESULTADO: Proposta recusada com a seguinte votação: 10 votos contra, 8 a favor e 5 abstenções.
São Paulo: a AGN contou com a assinatura de 227 servidores nas listas de presença.
Apresentados e discutidos os assuntos colocados, a Assembléia deliberou:
1. Aprovar, por 125 votos a favor e 33 votos contra, com 2 abstenções, a proposta de mandato do SINAL na Mesa de Negociação nos seguintes termos, conforme consta no boletim Apito Brasil nº 085, de 12/06/08:
2.
a. ampliar a retroação;
b. aproximação com a RFB;
c. recuperar o nível de 50% dos técnicos;
d. assegurar revisão do acordo, em Julho/09, tendo como referencial a RFB;
e. antecipação, para 2009, da parcela dos efeitos financeiros em 2010;
f. nova Assembléia amanhã [13/06/08] no mesmo horário.
g. Aprovar, por 107 votos a favor e 25 votos contra, com 3 abstenções, a manutenção do item 2 da proposta acima nos termos em que se encontra. A votação deste destaque se deu em virtude da polêmica levantada quanto a se considerar como princípio a "equiparação" e não a "aproximação" com o salário do pessoal da Receita Federal.
Participe da vigília hoje:
Compareça! Serão os mesmos locais e horários de costume.
Sua presença é importante e indispensável.


