Balanço do primeiro dia da XXII AND
Nesta quarta-feria, 15 de outubro, às 9h, o presidente do Sinal, David Falcão deu início aos trabalhos da XXII AND. Em seguida, foi votado e aprovado o Regimento Interno e eleitos os membros da mesa: Mauro Cattabriga – MG (presidente); Cleide Napoleão – SP (1ª secretária); Bruna Quadros – RS (2ª secretária); Sérgio Belsito – RJ (presidente suplente) e Júlio Madeira – RJ (secretário suplente).
Dando continuidade aos trabalhos, Eduardo Staln – presidente do Sinal SP – fez uma apresentação sobre o perfil dos filiados do Sinal, com exposição de dados estatísticos, com divulgado na edição 137 do Apito.
Na sequência, a segunda colocada na quarta edição do Prêmio Paulo Roberto de Castro, Maria Juliana Zeilmann Fabri, apresentou seu trabalho "O spread nas alturas – uma crônica do sistema bancário no Brasil".
No início dos trabalhos, no período da tarde, teve início o debate sobre "Combate aos crimes financeiros e a responsabilidade do BC". Participaram como palestrantes o perito da Polícia Federal, Renato Barbosa, e o Juiz da 1º Vara Federal Criminal de Porto Alegre, Daniel Marchionatti Barbosa. Veja matéria nesta edição.
Às 16h, foi apresentado um filme, elaborado pela regional do Rio de Janeiro, coordenado por Sérgio Prata e apoio do suporte da Nacional. O longa-metragem relata, através de entrevistas e fotos, os fatos e personagens que construiram a história do Sinal e da extinta AFBC.
Fechando a agenda de trabalhos do dia, os ex-presidentes Paulo Eduardo Freitas, Edson Bartelega, José Carlos da Costa, Laerte Silveira Porto, Sérgio da Luz Belsito e o atual presidente David Falcão participaram de um debate, mediado por Adão Chaves da Silva – (POA) sobre a história do Sinal, expondo suas experiências como presidentes.
À noite, todos participaram do jantar de confraternização. O evento realizado no restaurante FORNELLONE, em Gramado, foi comemorativo do XX aniversário do Sinal, quando as Regionais e os ex-presidentes do SINAL-Nacional foram homenageados.