Edição 158 - 09/12/2008

SINAL no 9º Fórum Social Mundial

Na semana passada o Presidente Nacional e o Diretor de Estudos Técnicos estiveram em Belém e, junto com o Presidente do Sinal Belém, deram seguimento ao planejamento da participação do SINAL no FSM-2009, que se realizará naquela capital de 27 de janeiro a 1º de fevereiro. Clique e veja a apresentação do FSM.

O Sinal participou ativamente de todas as edições do FSM realizados no Brasil e em 2009 não será diferente. O Fórum é um espaço privilegiado de troca de experiências e de estreitamento de vínculos entre as organizações sociais. Estaremos presentes com dois estandes (veja aqui a localização) e promoveremos um seminário sobre sustentabilidade, Banco Central e Sistema Financeiro. Saiba mais sobre o 9º FSM clicando aqui.

 

No nosso estande serão disponibilizados ao público, exemplares da edição especial da revista Por SINAL, totalmente voltada à temática ambiental e ao FSM, contando com entrevista do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, dentre outras matérias.

 

Ali serão distribuídos fôlderes de orientação ao cidadão indicando onde recorrer para valer os seus direitos decorrentes da sua relação de usuário de serviços do sistema financeiro, tendo como base a experiência havida em Brasília, em agosto deste ano, quando o Sinal-DF patrocinou a "tenda do cidadão".

 

Outra iniciativa importantíssima que será exibida no nosso estande diz respeito à  pesquisa que desenvolveu, através de um processo de "compostagem", a transformação de cédulas trituradas pelo Mecir em adubo orgânico. O projeto, que já está na fase pré-operacional, é uma parceria entre Banco Central, Universidade Federal Rural do Pará, Governo do Estado do Pará e do Banco do Estado do Pará, com total apoio do SINAL. Esse assunto foi tratado na revista Por SINAL 24 e você pode ter acesso à matéria clicando aqui.

 

Na última quarta-feira os dirigentes do SINAL assistiram no auditório da UFRPA à apresentação de dois trabalhos de alunos daquela Universidade sobre o tema (veja aqui os arquivos em pdf: trabalho 1 / trabalho 2), sob a coordenação do Prof. Carlos Costa (pesquisador do projeto).

 

A formalização do Convênio está em fase final, mas algumas providências já se encontram em execução. O Governo do Estado já definiu e disponibilizou o espaço na Ceasa de Belém, onde serão processados os resíduos do Mecir (veja aqui as fotos) e o presidente do Banpará, logo após reunião que tivemos na quinta-feira, liberou os recursos para os trabalhos iniciais de limpeza e recuperação das instalações do terreno onde será realizada a reciclagem.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 311, de 08.12.08: Brinde de final de ano / Ação de correção das cadernetas de poupança / Rede conveniada de descontos
Matéria seguinteEdital de Convocação