Edição 12 - 26/01/2009

Dia do Aposentado: Por que 24 de janeiro?

Dia do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro, foi instituído através da Lei 6926/81, de autoria do deputado Benedito Marcílio que, na época militava no PT/SP.

Foi no dia 24 de janeiro de 1.923, que foi promulgada a lei Eloy Chaves que criou a Caixa de Aposentadorias e Pensões, destinada a amparar os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes. É o marco histórico da Previdência Social em nosso país.

No entanto, pouco ou quase nada, tem o aposentado a comemorar!

Para alguns, a imagem proposta pelo site www.fatima.com.br seria a adequada, pois "em nosso país, aposentado, no pensamento popular, rima com coitado, desocupado, adoentado, desvalorizado, desconsiderado, mal remunerado, cansado… O pensamento popular é um pouco cruel, mas expressa como as instituições governamentais parecem considerar o aposentado e como o próprio aposentado parece considerar-se, visto que não está mais ativo no mercado de trabalho, que pensa ter chegado "ao fim da linha"… retirado de http://www.fatima.com.br

A sociedade deve atentar para o fato de que a "sabedoria e experiência não se compram, mas se adquirem arduamente com trabalho e dedicação ao longo dos anos…". Esta realidade nossa sociedade não deve olvidar.

Antes, deve valorizar as pessoas que deram tudo de si para a construção da nação, manifestando apenas o devido respeito que essas pessoas merecem, pois não são descartáveis os trabalhadores!

Exauriram suas forças dedicando o melhor de suas vidas no trabalho diuturno, na maioria das vezes, mal remunerados.

Ao manifestarmos nossos reconhecimentos aos Aposentados do Banco Central do Brasil, assim como a todos os aposentados do Brasil, o SINAL defende a justa retribuição, pois sabemos que muito, se não tudo, devemos aos que nos antecederam.

Continuar na luta, encarar os desafios de frente, enfim não vacilar!

Ao aposentado, nosso abraço e reconhecimento.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorEDITAL DE CONVOCAÇÃO – AND 2009
Matéria seguinteBOCA PAULISTA ELETRÔNICO Nº 22: O PAPEL DO BC PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTARÁ EM FOCO NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL / ZERO PARA O RH DO GOVERNO FEDERAL