Edição 0 - 05/02/2009

Lançamento de livros

Funcionários do Bacen-RJ convidam
para o lançamento de seus livros

 Com temas de grande atualidade, Elvira Cruvinel (DEORF/GTRJA) e Claudio Henrique Barbedo (DEMAB) convidam para o lançamento de seus livros, o que faz ressaltar a qualidade da produção literária do corpo de funcionários do Banco Central do Brasil. 

Responsabilidade Social em Instituições Financeiras
Elvira Cruvinel

" A Responsabilidade Social é um fenômeno que tem sido muito debatido e disseminado nos últimos anos, passando a ser diretamente relacionado a uma conduta positiva das empresas em relação à sociedade. Neste livro, Elvira Cruvinel aborda o processo de institucionalização da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nos bancos no Brasil, entendendo-o como parte de um movimento maior de deslocamento do capitalismo – que visa sua reprodução, a partir da incorporação de problemas, valores e expectativas sociais.

Assim, ao investigar a responsabilidade social nos bancos no Brasil, Elvira evidencia uma questão mais ampla, que é a transformação dessa prática em um novo valor para a sociedade, capaz de contribuir para a legitimidade das organizações, dos campos organizacionais e do próprio sistema capitalista.

A partir do momento em que a sociedade passou a cobrar um posicionamento socialmente responsável das empresas, estas tiveram de se adaptar, e passaram a atribuir lugar de destaque à RSE nos processos e nas estruturas organizacionais, reconfigurando, assim, os interesses nessa prática. Mas, será que a RSE já é uma instituição, no sentido de ser permanente e fazer parte efetivamente do universo empresarial?

Lançamento
Dia: 12/02 (5a. feira), 19h
Local: Livraria da Travessa
Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema
Tel: 3205-9002
 



 

Finanças Comportamentais – Pessoas inteligentes
também perdem dinheiro na Bolsa de Valores
Claudio Henrique da Silveira Barbedo
Eduardo Camilo-da-Silva


"As evidências revelam um repetido padrão de irracionalidade, inconsistência e incompetência na maneira com que os seres humanos tomam decisões em situações de incerteza." (Peter Bernstein)

Esta observação, do mais respeitado pesquisador da área financeira, apresenta uma clara idéia da abrangência e importância de estudar Finanças Comportamentais numa época em que os mercados financeiros globalizados tornam-se cada vez mais presentes, direta ou indiretamente, no dia-a-dia do cidadão comum.

Sua relevância é ainda maior no mercado brasileiro, pois só muito recentemente as pessoas passaram a considerar o investimento em ações como uma estratégia viável para a busca de seus objetivos pessoais de médio prazo.

O fundo de ações de Robert Thaler, talvez o mais famoso guru de Finanças Comportamentais, apresentou nos últimos 10 anos retornos até três vezes superiores ao mercado, atuando com estratégias baseadas em princípios da teoria comportamental. Alguns autores afirmam que Finanças Comportamentais é um novo recomeço para as teorias econômicas. Outros, afirmam que é mais um modismo passageiro. Independentemente do que você acredite, os números dos retornos dos investimentos com base em estratégias comportamentais são irrefutáveis e impressionantes.

Este livro busca explicar como os desvios de racionalidade a que todos nós estamos sujeitos afetam nossas decisões e mostrar suas conseqüências nos resultados dos nossos investimentos, na disposição ao consumo, nas aquisições de serviços, nas apostas e eventualmente no nosso relacionamento com outras pessoas.

Lançamento
Dia: 12/02 (5a. feira), das 18h30m às 22h
Local: Editora Atlas Rio de Janeiro
Rua Visconde de Ouro Preto, 60 – Botafogo
Tel: 2579-0360 e 2527-6063

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorUtilidade Pública
Matéria seguinteXXIIIª Assembléia Deliberativa Nacional – AND