Edição 16 - 13/02/2009

Reunião Sinal-Dirad

Dirigentes do SINAL reuniram-se nesta terça-feira (10/02/2009) com o Diretor de Administração e a Chefe do Depes, para tratar de assuntos de interesse do funcionalismo junto ao Banco, tais como: Pasbc, Programa de Educação Financeira, Reaproveitamento de Rejeitos do Mecir, Instalação do GT do PCR, Aposentadorias e Concursos, e Empréstimos Consignados.

PASBC: com a presença dos membros eleitos para o Comitê Gestor foram repassados os temas discutidos na reunião do CG pela manhã. Veja mais detalhes nesta edição do Apito Brasil.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (PEF)

Dando seqüência às tratativas anteriores, envolvendo a Dirad, Secre, Unibacen e Sinal, ficou definido que o curso para formação de facilitadores/multiplicadores do PEF será ministrado pela Unibacen em SP, nos dias 2, 3 e 4 de março, devendo o Sinal informar os nomes dos participantes, indicados pelos respectivos Conselhos Regionais, dentre os Delegados natos e eleitos para a 23ª AND.

A parceria foi proposta ao Banco em face dos seguintes motivos:

a) da necessidade de se oferecer ao funcionalismo (ativos, aposentados e seus dependentes) um PEF, que propicie fundamentos para melhorar a gestão dos recursos pessoais e familiares, a exemplo do que ocorre em outras organizações, em entidades de previdência complementar e em alguns órgãos públicos, inclusive com a parceria da Unibacen;

b) tendo que em vista que a atividade se inscreve no Plano de Trabalho da Diretoria de Assuntos Previdenciários do Sinal, o sindicato propôs a parceria com o BC/Unibacen, nos dias que precedem a 23ª AND, buscando maximizar os esforços de mobilização de funcionários, deslocamento, liberação de ponto e hospedagem dos delegados.

REAPROVEITAMENTO DOS REJEITOS DO MECIR

Até este momento o Banco não assinou o convênio relativo ao reaproveitamento das cédulas destruídas no Mecir para compor adubo orgânico, estando o processo sob análise da Procuradoria no RJ.

Teria havido atraso na análise do texto do acordo devido a alterações de última hora visando à proteção dos direitos do pesquisador e autor do processo de compostagem.

O Sinal pediu celeridade, pois a iniciativa despertou interesse de representantes de entidades que assistiram às apresentações do projeto nas oficinas do Sinal no Fórum Social Mundial (clique aqui e veja o vídeo exibido no FSM), o que se constitui em excelente oportunidade de se mostrar que "uma outra maneira de dar destinação de rejeitos do Mecir, de forma sustentável, é possível" não só em Belém, mas em todo o país.

Relatamos que a Secretária da Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Paty do Alferes (RJ), após participar de uma das nossas oficinas no FSM procurou o Sinal manifestando interesse em receber os rejeitos do Mecir para utilização na compostagem de adubo orgânico para o seu município. Na semana passada a Secretária entrou em contato com presidente do Sinal-RJ para que este intermediasse os contatos com o Banco. O Diretor Anthero indicou o Chefe do Mecir para dar seqüência às tratativas com a SMA.

INSTALAÇÃO DO GT do PCS

Cumprindo determinação da 22ª AND, o Sinal voltou a solicitar do Banco a imediata reativação do GT do PCS, conforme os termos do acordo salarial da Campanha de 2008.

O Diretor Anthero informou que deverá se reunir com o Secretário de RH do MPOG, Duvanier Paiva, para definir nos próximos dias os detalhes para a reinstalação do GT.

Informou-se que o CN decidiu que os representantes do Sinal – titulares e suplentes – permanecem os mesmos do GT anterior e que na formação do novo GT deve ser mantida, pelo menos, a atual proporcionalidade de representação sindical no citado Grupo.

O Conselheiro Júlio Madeira lembrou que o GT anterior produziu um relatório com várias propostas e sugeriu o seu aproveitamento novo GT, propondo para isso uma reunião do GT anterior para o "fechamento" daquele documento.

O Diretor Anthero concordou com a sugestão e a Chefe do Depes informou que a haverá uma videoconferência com o Grupo a ser marcada em breve.

Registramos que o Sinal teve elevados custos com o deslocamento de seus representantes às reuniões do GT e que tais despesas devem ser suportadas pelo Banco ou pelo Mpog.

APOSENTADORIAS E CONCURSOS

Foi relatado na reunião que 50% dos servidores ativos adquirem condições de aposentadoria nos próximos quatro anos e que só neste ano, mais de 50 colegas já se aposentaram.

Comentamos a situação geral e, particularmente, a de Belém, onde só no Mecir, dos 11 funcionários em atividade no ano passado, três já se aposentaram e a maioria dos remanescentes devem adquirir condições de se aposentar ainda neste ano. O Sinal entende que a situação é crítica e que não se pode esperar mais para a reposição do quadro de servidores.

O Diretor falou que está trabalhando junto ao MPOG e que até agora a intenção do governo é de atender aos pedidos de reposição de pessoal. Falou que as solicitações estão calcadas em estudo realizado pelo Depes no ano passado, com o diagnóstico de perdas acima citadas. Falou da importância do Sinal em apoiar esses esforços.

Este assunto foi tratado em entrevista concedida pelo presidente do SINAL à Folha Dirigida.

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Registramos que o Sinal foi procurado por prepostos do Banco BMC, adquirido pelo Bradesco, dos quais recebemos cópia de convenio assinado com o BC, oferecendo empréstimos em consignação, como o BB e a CEF o fazem hoje. Tal convênio foi celebrado 7 de janeiro e publicado no D.O.U. de 21 de janeiro de 2009.

Na mesma ocasião fomos cientificados de que o ABN Real também havia firmado convênio com o BC para oferecer empréstimos em consignação aos servidores do BC.

O Diretor Anthero disse que recebeu visita do Diretor do Bradesco no dia anterior (08/02) e que os convênios já estão em condições de serem operacionalizados, dependendo tão somente daquelas instituições financeiras.

Hoje, 13/02, o representante do Bradesco/BMC voltou a entrar em contato com o Sinal informando que as taxas e condições constantes do Convênio referiam-se a posições do ano passado, quando houve os acertos com o BC para a celebração do acordo e que no momento ainda não estão operando, o que deve acontecer nos próximos dias, quando divulgarão as atuais condições, segundo aqueles prepostos, competitivas em relação ao BB e à CEF.

É de se aguardar, comparar e decidir com toda a cautela se que deve ter em transações da espécie, qualquer que seja a instituição financeira.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 323, de 12.2.09: Leilão – encerramento e abertura dos envelopes / Assembléia dia 17.2.09, às 14h / Calendário eleitoral do Sinal – gestão 2009-2011 / Rede conveniada
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 324, de 16/2/09: Assembleia nesta terça-feira, 17.2, às 14h / Calendário eleitoral / Resultado do leilão promovido pelo Sinal-SP / Rede conveniada