Presidente do SINAL reune-se com o presidente Meirelles
O Presidente do Sinal, David Falcão, reuniu-se na quinta-feira da semana passada (19/02), com o Presidente do BC, Henrique Meirelles, com o objetivo de discutir questões prioritárias para os servidores da Casa.
O Presidente do Sinal fez registrar o reconhecimento do Sindicato quanto ao empenho do Presidente do BC nos esforços pela recuperação salarial dos servidores do Banco e na conquista da remuneração sob a forma de subsídio.
Em seguida, David Falcão referiu-se aos rumores pela imprensa de que o Governo poderá adiar os reajustes programados para este ano sob a alegação de queda na arrecadação ou de recuo nos indicadores econômicos. Fez ver que essas notícias já começam a trazer preocupações com relação à parcela prevista em lei para implementação em julho, o que pode colocar em "xeque" as conquistas até então obtidas. Pediu ao Presidente Meirelles, como Ministro de Estado e membro da equipe econômica do Governo, que defenda o cumprimento integral do acordo transformado em Lei junto às demais autoridades econômicas.
O Presidente Meirelles agradeceu o reconhecimento quanto ao seu esforço na Campanha por melhorias salariais e manifestou que compartilha com a preocupação da categoria quanto à implementação de todos os pontos do acordo, dizendo-se solidário com o pleito relativo ao cumprimento da Lei que estabeleceu o cronograma de reajuste.
Discutiu-se, a seguir, a preocupante situação quanto ao grande número de aposentadorias previstas para os próximos três anos, tendo o Presidente do Sinal se referido, em especial, à crítica situação da Regional de Belém e do Mecir, quando solicitou-lhe empenho para a urgente reposição de quadros mediante concurso público.
Sobre o assunto, o Presidente Meirelles, manifestou preocupação – depois de se inteirar sobre os fatores que levaram ao grande número de aposentáveis nos próximos três anos – e tratará a questão com o Diretor Anthero, no sentido de viabilizar a reposição necessária ao normal desempenho das atribuições da Autarquia.
Registre-se que sobre a mesa do Presidente Meirelles estava um exemplar do livro "Responsabilidade Social em Instituições Financeiras", lançado no Fórum Social Mundial (FSM), de autoria da colega Elvira Cruvinel, uma das palestrantes no Seminário "Sustentabilidade, Banco Central e o Sistema Financeiro", promovido pelo Sinal no FSM, em Belém-PA, em 29 de janeiro/2009.
Ainda foi discutida parceria entre o SINAL e o BACEN, que tem tido absoluto sucesso, como no caso da realização do FSM, do andamento do Convênio para implementar o Projeto de Reaproveitamento dos Rejeitos (cédulas trituradas) do Mecir e da receptividade do público quanto às informações sobre serviços à disposição da população.
Foi também mencionado pelo presidente do Sinal a mais recente iniciativa em parceria com a Unibacen, para a realização de um curso para a formação de facilitadores/multiplicadores do Programa de Educação Financeira, no início de março, antecedendo à realização da XXIII AND, em São Paulo.
O Presidente Meirelles ressaltou a importância das parcerias com o Sinal e que vê com bons olhos o estreitamento das relações entre o SINAL e o BC, pois trata-se de um posicionamento maduro e respeitoso que trará muitos frutos, não só para a Instituição como para os servidores.
A autonomia do Banco Central foi o destaque final da reunião, pois o Sinal vem discutindo o tema há mais de 20 anos e a 22a. AND reforçou a necessidade de se buscar a autonomia formal, tanto operacional e como administrativa, tendo decidido a criação de um grupo de trabalho, especificamente voltado a esse fim, segundo diretrizes divulgadas em nossos informativos.
Sobre o tema o Presidente Meirelles saudou a iniciativa do Sinal em colocar esta temática na ordem do dia, por se tratar de assunto que merece ser debatido pela sociedade.
Finalizando, o Presidente Meirelles colocou-se à disposição para outros encontros de trabalho, manifestando sua confiança de que o Cronograma de reposição salarial será cumprido, pois as medidas adotadas para enfrentar a crise têm apresentado os resultados esperados e o Governo está atento para evitar seu recrudescimento.
O Presidente David Falcão agradeceu a oportunidade e enfatizou a necessidade de que o trabalho conjunto tenha continuidade para que as demandas dos servidores sejam plenamente atendidas.