Edição 0 - 08/05/2009

Governo confirma que reajuste de julho está garantido, sem possibilidade de retrocesso.

 

Boletim do SINAL-RJ, de 08/05/2009

Governo confirma que reajuste de julho está garantido,
sem possibilidade de retrocesso.

O Secretário de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier Paiva, confirmou ontem à noite, ao Presidente do SINAL, Sergio Belsito, e ao ex-presidente David Falcão, que o pagamento referente à 2ª parcela do nosso reajuste, previsto para julho/09, está garantido.

Para reforçar o cenário em que se dará o pagamento da 2a parcela, os representantes do SINAL argumentaram que:

a) os últimos movimentos de queda na Selic trarão desafogo à conta dos juros da dívida;

b) em 10.03, o BC transferiu ao Tesouro Nacional, 185 bilhões de reais, relativos aos resultados das operações da autoridade monetária;

c) o cenário macroeconômico sinaliza na direção da estabilização e até da retomada da atividade em alguns setores.

 

Duvanier complementou afirmando que não há o menor risco de retrocesso por parte do Governo, já que existe folga orçamentária, e, que, inclusive, o Governo estaria buscando uma forma legal de reajustar algumas categorias, como a dos servidores do Denit, que ficaram muito abaixo do que deveria ter saído no acordo que assinaram no ano passado.

Lei de Greve e atividade sindical

Duvanier disse ainda que está sendo concluído o projeto de regulamentação da Lei de Greve e de garantias sindicais. Segundo ele, existe uma proposta de dobrar o número de dirigentes liberados em cada entidade, sendo que os já existentes seriam pagos pela entidade sindical e os demais, resultantes da legislação proposta, pagos pelo empregador.O Sinal poderia, assim, ter até 04 dirigentes liberados.

Concurso no BC

Os dirigentes do SINAL fizeram uma exposição sobre a situação atual do BC e dos riscos da Instituição, em face do grande número de aposentadorias já ocorridas e das que estão por acontecer nos próximos dois anos.

Foi apresentada, em um mapa, a localização de cada regional do BC e apontadas as vulnerabilidades de cada área do Banco, em especial Belém e o Mecir, alertando para as consequências já sentidas nesse esvaziamento da Instituição e do processo de distanciamento dos nossos serviços da população. Ficou registrado que além das perdas pelo grande número de aposentadorias, o Banco perdeu recentemente vários concursados para outros órgãos da administração pública, atraídos por melhores salários fora do BC.

Duvanier se comprometeu a reforçar o nosso pedido sobre autorizações para concursos, nas próximas reuniões no Ministério. 

Mesa Nacional de Negociação Permanente

O SINAL foi confirmado como participante da retomada da Mesa Nacional Permanente de Negociação no Setor Público, que acontecerá até o final deste mês.

 

SINAL solicita redução das taxas de juros
nos financiamentos da CENTRUS

O Presidente do SINAL, Sergio Belsito, e o ex-presidente David Falcão, se reuniram nessa 4a. feira, com a diretoria da CENTRUS, para solicitar a redução da taxa de juros no financiamento imobiliário atualmente utilizada nos contratos.

O SINAL cobrou um compromisso assumido pela Fundação, de que, após a acomodação da meta inflacionária, poderiam reexaminar a taxa de juros e taxa atuarial utilizadas.

O SINAL argumentou que após a aprovação pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) da meta atuarial de IPC + 5,00%, haveria espaço para a redução das referidas taxas. O presidente da CENTRUS se comprometeu a reexaminar a questão e solicitará novos dados sobre a carteira imobiliária.

Hoje mesmo o SINAL estará encaminhando à CENTRUS uma carta formalizando o pedido.

Venha comemorar o Dia das Mães

Em comemoração ao Dia das Mães, o SINAL e a ASBAC convidam todas as mães (e futuras) para hoje, 08.05, participarem dessa confraternização.

O SINAL oferecerá: bolo, flores, refrigerantes, distribuição de agendas e sorteio de CD´s de MPB. A ASBAC promoverá a tradicional feirinha, com débito em conta. 16h – ASBAC – 11° andar.
 

 

Você está recebendo este e-mail por estar cadastrado nos boletins do SINAL.
– Para cancelar o envio dos boletins do SINAL,clique aqui.
– Fale conosco,clique aqui.
– 1997-2007 © SINAL Copyright Todos os Direitos Reservados.

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorEsclarecimentos sobre o processo de eleição da DIREX
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 344, de 12.5.09: Composição do Conselho Regional / Convite para coquetel / Rede conveniada