Boletim do SINAL-RJ, de 08/05/2009 |
Governo confirma que reajuste de julho está garantido, sem possibilidade de retrocesso.
O Secretário de Recursos Humanos do MPOG, Duvanier Paiva, confirmou ontem à noite, ao Presidente do SINAL, Sergio Belsito, e ao ex-presidente David Falcão, que o pagamento referente à 2ª parcela do nosso reajuste, previsto para julho/09, está garantido.
Para reforçar o cenário em que se dará o pagamento da 2a parcela, os representantes do SINAL argumentaram que:
a) os últimos movimentos de queda na Selic trarão desafogo à conta dos juros da dívida;
b) em 10.03, o BC transferiu ao Tesouro Nacional, 185 bilhões de reais, relativos aos resultados das operações da autoridade monetária;
c) o cenário macroeconômico sinaliza na direção da estabilização e até da retomada da atividade em alguns setores.
Duvanier complementou afirmando que não há o menor risco de retrocesso por parte do Governo, já que existe folga orçamentária, e, que, inclusive, o Governo estaria buscando uma forma legal de reajustar algumas categorias, como a dos servidores do Denit, que ficaram muito abaixo do que deveria ter saído no acordo que assinaram no ano passado.
Lei de Greve e atividade sindical
Duvanier disse ainda que está sendo concluído o projeto de regulamentação da Lei de Greve e de garantias sindicais. Segundo ele, existe uma proposta de dobrar o número de dirigentes liberados em cada entidade, sendo que os já existentes seriam pagos pela entidade sindical e os demais, resultantes da legislação proposta, pagos pelo empregador.O Sinal poderia, assim, ter até 04 dirigentes liberados.
Concurso no BC
Os dirigentes do SINAL fizeram uma exposição sobre a situação atual do BC e dos riscos da Instituição, em face do grande número de aposentadorias já ocorridas e das que estão por acontecer nos próximos dois anos.
Foi apresentada, em um mapa, a localização de cada regional do BC e apontadas as vulnerabilidades de cada área do Banco, em especial Belém e o Mecir, alertando para as consequências já sentidas nesse esvaziamento da Instituição e do processo de distanciamento dos nossos serviços da população. Ficou registrado que além das perdas pelo grande número de aposentadorias, o Banco perdeu recentemente vários concursados para outros órgãos da administração pública, atraídos por melhores salários fora do BC.
Duvanier se comprometeu a reforçar o nosso pedido sobre autorizações para concursos, nas próximas reuniões no Ministério.
Mesa Nacional de Negociação Permanente
O SINAL foi confirmado como participante da retomada da Mesa Nacional Permanente de Negociação no Setor Público, que acontecerá até o final deste mês.
SINAL solicita redução das taxas de juros nos financiamentos da CENTRUS
O Presidente do SINAL, Sergio Belsito, e o ex-presidente David Falcão, se reuniram nessa 4a. feira, com a diretoria da CENTRUS, para solicitar a redução da taxa de juros no financiamento imobiliário atualmente utilizada nos contratos.
O SINAL cobrou um compromisso assumido pela Fundação, de que, após a acomodação da meta inflacionária, poderiam reexaminar a taxa de juros e taxa atuarial utilizadas.
O SINAL argumentou que após a aprovação pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) da meta atuarial de IPC + 5,00%, haveria espaço para a redução das referidas taxas. O presidente da CENTRUS se comprometeu a reexaminar a questão e solicitará novos dados sobre a carteira imobiliária.
Hoje mesmo o SINAL estará encaminhando à CENTRUS uma carta formalizando o pedido.
|
Venha comemorar o Dia das Mães
Em comemoração ao Dia das Mães, o SINAL e a ASBAC convidam todas as mães (e futuras) para hoje, 08.05, participarem dessa confraternização.
O SINAL oferecerá: bolo, flores, refrigerantes, distribuição de agendas e sorteio de CD´s de MPB. A ASBAC promoverá a tradicional feirinha, com débito em conta. 16h – ASBAC – 11° andar.
|
|