Edição 31 - 25/06/2009

CENTRAIS SINDICAIS EM DEBATE RISCOS E OPORTUNIDADES

SINAL DE ALERTA
Sinal Regional Brasília 

Informativo nº 31            25 de Junho de 2009

CENTRAIS SINDICAIS EM DEBATE RISCOS E OPORTUNIDADES

 Dando início ao debate sobre a filiação do SINAL a uma das centrais sindicais, ou não, o Conselho Nacional promoveu, no último dia 19 de junho, em São Paulo, um debate para os seus integrantes. Estiveram presentes também representantes das entidades que participam do Movimento em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB). Como debatedores foram convidados o Sr. Antônio Augusto de Queiroz, jornalista, analista político e diretor do Departamento Intersindical e Assessoria Parlamentar – DIAP, Ademir Figueiredo, Coordenador de Desenvolvimento e Estudos do DIEESSE e Marcos Resende, advogado Trabalhista. O debate foi coordenado por Paulo Eduardo de Freitas, assessor do Sinal.

 O Sr. Antônio Queiroz fez um histórico das centrais sindicais e destacou o período desde a criação da central sindical na década de 80 até os dias de hoje, já na vigência da lei 11.648/2008. Abordou também o aspecto da vinculação das seis centrais sindicais a partidos políticos.

 O representante do DIEESE discorreu sobre as funções e importância das centrais e das representações sindicais. Os sindicatos têm a função de lutar pelas reivindicações mais específicas, enquanto as centrais defendem as questões de caráter geral de interesse dos trabalhadores.

 Com relação à edição da Lei 11.648/2008, o Dr. Marcos Rezende esclareceu que:
1- do ponto de vista jurídico,  não há obrigatoriedade para que o SINAL venha a se filiar a uma central sindical, constituindo-se este fato em opção política da entidade, e
2- podemos constituir uma central sindical de servidores públicos, só que esta central, em função da recente legislação, não teria o reconhecimento formal.

O SINAL/DF considera aberto o debate sobre o tema e participará de todos os eventos programados pelo Conselho Nacional. Se houver necessidade ou demanda dos filiados de Brasília, poderemos realizar eventos de abrangência local sempre respeitando a liberdade de opinião. A deliberação final será dos filiados do Sinal, em votação eletrônica.

CONSELHO REGIONAL DE BRASÍLIA
GESTÃO 2009/2011.

 

SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO CENTRAL
Seção Regional Distrito Federal  (SINAL/DF)
S.C.S.  Q.01  BL. G ED. BARACAT 403/406 – Brasília -DF  Tel.: (061) 3224-3417
E-mail: sinaldf@sinal.org.br, 
Site:www.sinal.org.br 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorPEC 210/2007 – AUDIÊNCIA PÚBLICA
Matéria seguinteDuvanier conrirma pagamento da segunda parcela