Edição 78 - 10/08/2009

RELATO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO DIRETOR ANTHERO NA REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DO PASBC

O Comitê Gestor do PASBC reuniu-se em Brasília no último dia 29.07.2009 e, conforme previsto (veja Apito Brasil nº 55), a reunião contou com a participação do Diretor de Administração, Sr. Anthero de Moraes Meirelles.

A expectativa dos membros eleitos para essa reunião, principalmente pela presença do Diretor, era a de que questões sobre o tema "modelo de gestão para o PASBC", pendentes de definição e recorrentes em outras reuniões, pudessem ser devidamente esclarecidas.

Entretanto, apesar de ressaltar na abertura da reunião que o PASBC é prioridade da Dirad, sua participação teve como foco principal tecer comentários sobre a última nota publicada pelos membros eleitos no Apito Brasil nº 70, do Sinal ("Balanço de um ano de Mandato").

A argumentação do titular da Dirad para criticar parte do teor da nota e descartar o modelo proposto pelos membros eleitos para uma nova configuração de gestão do PASBC (dedicação exclusiva dos gerentes e tratamento de área-fim) baseou-se em duas premissas:

  1. Estratégia administrativa do BC com o fortalecimento do cargo dos Gerentes Administrativos, que se responsabilizarão pela concentrarão de alguns processos de trabalho de abrangência nacional. Segundo o Diretor, seria incoerente, nesse novo contexto, retirar atribuições dos G.A.'s;
  2. A política de gestão do plano de saúde é atribuição e competência da administração do BC. A interferência do Comitê Gestor nesse assunto não é admitida, nem julgada cabível.

Infelizmente, em virtude de compromisso de agenda, o Diretor precisou abreviar sua participação na reunião e, com isso, não houve tempo suficiente para que o assunto fosse debatido de forma mais analítica.

De nossa parte, em que pese não termos conseguido uma exposição mais completa na reunião, dado ao pouco tempo que o Diretor dispunha, afirmamos publicamente que:

  1. O acúmulo de atribuições do cargo de Gerente Administrativo só contribuirá para diminuir ainda mais o tempo de dedicação aos assuntos pertinentes ao nosso plano de saúde, mantendo-o, conseqüentemente, relegado a 2º plano;
  2. Em relação às responsabilidades e atribuições do Comitê Gestor, destacamos que o novo regulamento, em vigor desde 01.05.09, define que:

Art. 42 – A gestão operacional do PASBC será feita pelo Depes e a gestão estratégica, de forma conjunta, pelo Depes e pelo Comitê Gestor do Programa. 

Art. 43 – Compete ao Depes:

XII – elaborar e propor a implantação de políticas de gestão ao Comitê Gestor.

         Art. 44 – Compete ao Comitê Gestor:

VI – aprovar o plano de capacitação proposto pelo Depes para os gestores e operadores do PASBC.

VII – estabelecer diretrizes e aprovar as políticas de gestão do Programa elaboradas pelo Depes;

XII – decidir sobre casos e situações sobre os quais o presente Regulamento seja omisso ou controverso.

Dessa forma, é também atribuição do Comitê definir a política de gestão para o plano de saúde.

Assim, prosseguiremos com o firme propósito de refinar e esgotar o debate sobre o assunto, avaliando prós e contras, benefícios e desvantagens das opções existentes. Persistiremos na busca do modelo mais adequado ao nosso programa de saúde com uma gestão enxuta e eficiente, que seja capaz de por em prática todos os benefícios previstos no novo Regulamento e conquiste o tão almejado equilíbrio de suas finanças.

Jarbas Athayde Guimarãesjagf@globo.com

Paulo Lino Gonçalvespaulo.lino@bcb.gov.br

Sérgio L.M.Coelhosergio.coelho@bcb.gov.br

 

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorCONTRIBUIÇÃO DO SINAL AO DEBATE DO FONACATE
Matéria seguinteEDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA