Edição 0 - 27/08/2009

SINAL-SP INFORMA nº 361, de 27.8.09: Pesquisa de remoção interna / O encontro em SP com a chefia do Depes / Rede conveniada

 

 

SINAL-SP INFORMA

São Paulo, 27 de agosto de 2009 – nº  361

 

PESQUISA DE REMOÇÃO INTERNA

O Sinal trabalha pela instituição, no Banco Central, de um concurso interno de remoção. O anunciado concurso público para o preenchimento de vagas nos cargos de Analista e Técnico abre uma oportunidade para os servidores interessados em trocar de área ou regional.

Se a remoção é de seu interesse, participe da enquete ora em andamento, aberta a todos, filiados ou não.

Por uma questão de controle do acesso, há necessidade de identificação pessoal para responder a enquete, porém o Sinal preservará a identidade de todos.

O ENCONTRO EM SÃO PAULO COM A CHEFIA DO DEPES

No último dia 18/8, no auditório do Banco Central em São Paulo, o chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes), José Clóvis Batista Dattoli, acompanhado de Josias Nunes Barreto, chefe do Depes/Geasp, e de Eduardo Rogério Melo da Silva, chefe de divisão do Depes/Unibc, apresentou ao funcionalismo um amplo panorama da área, focando os desafios do departamento para o segundo semestre de 2009, entre eles: Risco de RH; Projeto Alinhamento da Cultura e Estilo Gerencial; Gecom (continuidade e expansão); Implementação das medidas sugeridas pelo Grupo de Trabalho do Programa de Assistência à Saúde (PASBC); Revisão de avaliação do Estágio Probatório; Revisão de prioridades junto ao Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf); Indicadores de Recursos Humanos; Elaboração de estudo sobre jornada flexível; e Comunicação.

Em seguida à apresentação, abriu-se espaço para perguntas, sobre as quais assim se posicionou o chefe do Depes:

Gestão de aposentadorias

Uma das maiores preocupações da área de Recursos Humanos é com o "Risco de RH", em função do significativo aumento no volume de aposentadorias concedidas e a conceder. A anunciada reposição de servidores, por meio de concurso público (350 vagas para analistas e 150 para técnicos), não eliminará o risco, pelo que se impõem outras medidas urgentes visando à otimização dos recursos disponíveis em todas as áreas do Banco Central.

Próximo concurso e mobilidade

O processo de mobilidade deve ser bem avaliado a fim de compatibilizar as necessidades dos servidores às necessidades do BC. A oportunidade de mobilidade será oferecida a todos, sem necessidade de os novos terem que aguardar 4 anos. Será um processo aberto, amplamente divulgado e com regras próprias.

A implantação de um mecanismo efetivo e permanente de mobilidade requer uma melhor definição dos vários aspectos envolvidos – estudo que poderia ser feito por um comitê. Quanto ao próximo concurso, pretende-se agilizar o processo com ampla divulgação. Entretanto, a efetiva movimentação das pessoas será possível somente após a entrada dos novos servidores.

Cargos comissionados no BC

Questionado sobre a alegada falta de equilíbrio na distribuição dos cargos comissionados em São Paulo em relação a outras regionais, Dattoli disse que a discussão atual no comitê gerencial da Dirad, em reuniões quinzenais, versa sobre as gerências administrativas, com vistas a dar melhor aproveitamento aos talentos e às potencialidades – uma reflexão sobre todo o processo estrutural existente nas praças. Muitas das situações hoje verificadas decorrem da falta de critérios na análise dos processos de trabalho. Há um projeto nesse sentido já em execução, com prazo até 2010, mas não é preciso terminá-lo para que se dê andamento ao processo. A Diretoria está consciente disso.

Jornada flexível e jornada de 7 horas

O BC pretende retomar o estudo sobre a jornada flexível de trabalho. A implantação da jornada depende da criação de um mecanismo de controle que permita a administração do banco de horas. A jornada de 7 horas corridas não está descartada; depende também de um estudo a respeito, em que pese a legislação vigente não prever tal situação.

Trabalho de analistas e técnicos

A direção tem consciência da necessidade de se revisar as atribuições dos cargos de analista e de técnico, hoje com algumas inadequações. O Grupo de Trabalho do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) já está tratando do assunto, com sugestão de alteração normativa. No novo modelo, pretende-se deixar para os técnicos as atividades de menor complexidade, complementares às atribuições dos analistas.

Salário dos técnicos

A reavaliação do salário não depende apenas do BC. É uma reivindicação já acolhida no GT do PCR. Entretanto, depende de autorização do Ministério do Planejamento, com impacto no orçamento da União.

Plano de Saúde e auditoria

A auditoria nas contas médicas do PASBC ficará a cargo de uma única empresa de atuação nacional. Optou-se por esse procedimento em função da dificuldade das regionais menores para fazer a auditoria, por falta de profissionais na localidade.

Gripe A

O BC vem tomando as medidas preventivas necessárias. Além dos cartazes confeccionados – já distribuídos nos prédios, está prevista a colocação de recipientes (dispensers) para álcool em gel em todas as unidades, tão logo recebidos dos fornecedores.

foto: Semiramis Ensel Wizentier [ADSPA – Com.Social]

[[]]

Em reunião prévia ao encontro, conselheiros do Sinal-SP conversaram com o sr Dattoli sobre os pontos acima e vários outros assinalados no boletim Sinal-SP Informa nº 359, de 18/8. Os questionamentos pendentes serão tratados em um novo boletim tão logo o Chefe do Depes se manifeste a respeito.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Na sede do SINAL/SP você encontra folhetos de empresas conveniadas. Sugestão de novos convênios serão sempre bem-vindas. Faça a sua!

Arabesco – Cozinha Árabe – Situado à Avenida Paulista, 1765, quase em frente ao prédio do Banco Central, o restaurante oferece 8% de desconto no preço das refeições servidas nesse endereço. Horário de funcionamento: das 11h30 às 15h. Telefone: 3289-5664.

[[]]

Ingressos de Cinema:

Unibanco Arteplex SP – Dispomos de convites pelo preço de R$ 9,00, com prazo de validade até 28/9/2009. O convite deve ser trocado por ingresso na bilheteria dos cinemas, no Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca. 569, 3º piso. Consulte aqui a programação.

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 9,00, com prazo de validade até 31/12/09, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a ajuda para a programação.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

R. Peixoto Gomide, 211 – S.Paulo SP – CEP 01409-001  /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 360, de 25.8.09: Pesquisa de remoção interna / Audiência pública em SP sobre a PEC 210-2007 / Eleições na Cooperforte / De olho na legislação / Rede conveniada de descontos
Matéria seguinteREUNIÃO DO CONSELHO REGIONAL