Edição 0 - 10/09/2009

Grupo do Rio Cinco anos em defesa da saúde de todos nós!

Grupo do Rio Cinco anos em defesa da saúde de todos nós!

Há cinco anos, um grupo de servidores do Banco Central – composto na maioria por aposentados – se reúne todas as 4as. feiras na sede do Sinal do Rio de Janeiro, para debater e garantir a continuidade do PASBC.  Eles formam o Grupo do Rio, que atua com total autonomia, mas que conta com o apoio da diretoria do Sinal em suas atividades.

Participante ativo das reuniões, Cláudio Oliveira garante que a única 4a.f que não comparece ninguém é a de Cinzas. "No resto do ano, é raríssimo a quarta que não tenha reunião", assinala.  A participação é aberta à participação a qualquer funcionário do Banco, aposentado ou na ativa.

Novos rumos

"Até mesmo a direção do BC reconhece a importância do grupo. Não só porque o bom senso marca a tônica das discussões, mas também porque saúde e qualidade de vida são partes integrantes de uma mesma equação que garante a assiduidade dos funcionários",  afirma José Arthur, servidor que entrou no BC por concurso em 1967 e hoje está aposentado.

Hoje, os aspectos de saúde no trabalho e qualidade de vida são constantes nos debates entre os integrantes do Grupo de Estudo do PASBC, uma vez que são fatores importantes para a garantia de perenidade do plano de saúde. 

"No início, discutíamos a necessidade de ter um representante no seu Comitê Gestor do PASBC e, em abril de 2005, elegíamos  dois dos três representantes para as vagas de funcionários e pensionistas do BC, fato que se repetiu na última eleição", afirma Jarbas Athayde.

Essa seriedade e dedicação já geraram uma série de contribuições fundamentais as normas do PASBC e contribuíram decisivamente para que o Plano saísse da situação de grande risco que passou há alguns anos, embora ainda tenha muito que melhorar, principalmente, no que diz respeito ao seu modelo de gestão.

Participam das discussões os colegas:  Jarbas Athayde, Claudio Paes Oliveira, Sérgio Coelho, José Arthur, Sergio Moreira, José Valério, Aruce Maruze e José Guilherme Caldas. Eventualmente, contam com a colaboração de Dilma Rebello, Geraldo Carpinteiro, Cirus Braggio, Celinha, Rogério, Lúcia Paixão, José de Ribamar, e Flavio Ramos.

Ao Grupo do Rio, o agradecimento e a homenagem do SINAL-RJ por esse exemplo de dedicação e excelência na defesa dos interesses de todos nós, funcionários do BC.
 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorReunião dos sindicatos e BC com MPOG sobre o PCR: o gato achou uma escada pro telhado
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 363, de 11.9.09: Curso de formação sindical em São Paulo / Rede conveniada de descontos