Edição 91 - 15/09/2009

Da reunião e decisões do Conselho Nacional do SINAL, tomadas na reunião de 11 e 12.09.09 no Rio de Janeiro

Sobre o PASBC: após exposição de um diagnóstico do Programa de saúde e das suas dificuldades, foram aprovadas, POR CONSENSO, as seguintes deliberações:
 

1)      aprovar o texto-base produzido pelos expositores – membros eleitos do Comitê Gestor – para o primeiro de uma série de informativos a serem divulgados sobre o PASBC, para conhecimento do funcionalismo do Banco Central;
 

2)      aprovar a inserção, no Portal do SINAL, DE um espaço para funcionar como canal do usuário para críticas, sugestões e informações sobre o regulamento do Programa;
 

3)      aprovar o agendamento de reunião entre os membros do Comitê Gestor, o Chefe do Depes, o Diretor de Administração, o Conselho Fiscal do Pasbc e o SINAL, para tratar das dificuldades por que o Plano de Saúde está passando.
 

4)      aprovar a não terceirização da gestão do Programa;
 

5)      aprovar a solicitação, ao BC, para se utilizar o call center do PASBC (a ser brevemente criado), como Ouvidoria do Programa, objetivando torna-lo também um canal para eventuais reclamações. 

Defesa do consumidor bancário: palestra com o Subprocurador Geral do Ministério Público, Dr. Aurélio Virgilio Veiga Rios, sobre o procedimento do Ministério Público a respeito do assunto (Apito Brasil 90/09, de 14.09.09).
 


A íntegra da palestra já se encontra na rádio SINAL.
 
 


Programa CBN “A voz do cidadão”:
palestra com Jorge Maranhão, seu administrador e condutor.  O programa é voltado para problemas da população, o qual, como diz o título, dá voz a qualquer reclamante da sociedade sobre os mais variados temas.  Vai ao ar em rede nacional às terças e quintas-feiras, às 15h02.   

Jorge Maranhão foi convidado pelo SINAL a expor a dinâmica do programa, que poderia vir a ser um meio de divulgação das atividades do Sindicato nos assuntos de interesse da sociedade.  O CN vai deliberar posteriormente a respeito da matéria.  

Eleição dos membros do Conselho Editorial da Revista Por SINAL – após ampla discussão sobre os currículos dos candidatos para o Conselho Editorial da Revista, o Conselho Nacional decidiu:
 

1)      aprovar por maioria (12 votos a favor, 4 contra e nenhuma abstenção) a ampliação do número de conselheiros integrantes do Conselho Editorial da Revista Por Sinal.
 

2)      aprovar por maioria (8 votos a favor da ampliação para 4 membros, 6 a favor da ampliação para 3 membros e nenhuma abstenção), a ampliação, de dois para quatro, do número dos membros conselheiros do SINAL integrantes do Conselho Editorial da Revista Por SINAL, sendo então eleitos os conselheiros Gustavo Diefenthaeler (POA), Miguel Hostílio Silveira Vargas (CUR), Sérgio Canas Prata (RJ) e Idalvo Cavalcanti Toscano (SP).
 

3)      aprovar, para compor o Conselho Editorial da Revista, entre os candidatos não conselheiros, o filiado Edil Batista Junior, de Recife (16 votos) e Ivo de Santana, de Salvador (12 votos).  Três votos foram a favor do filiado Daniel Juliano Doederlein Soares (POA) e 1 voto a favor de José William Assunção Loscio (FOR). 

Sobre mudanças nas Diretorias do SINAL:
 

1)      aprovar, por consenso, a criação da Diretoria Extraordinária para tratar do Projeto de regulamentação do artigo 192 e do Projeto de Defesa do Consumidor, indicando, para exercer o cargo de seu Diretor, o Conselheiro Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes (aposentado, Recife).
 

2)      aprovar, por aclamação, a indicação do Conselheiro Eduardo Stalin Silva (SP) para a Diretoria de Estudos Técnicos.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSubprocurador Geral da República fala sobre defesa do consumidor na reunião do CN do SINAL no Rio de Janeiro
Matéria seguinteDistribuição do novo Livro de Credenciados do PASBC