Edição 99 - 28/09/2009

Atividades do FONACATE

 Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado cria Comissão de Assuntos Estratégicos

Recentemente criada, a Comissão está tratando de diversos temas de interesse dos servidores públicos. 

 

O assessor do SINAL na Diretoria de Relações Externas, Paulo Eduardo Freitas, integra a Comissão, cujas reuniões se dão mensalmente.

 

Destacam-se, hoje, os seguintes assuntos conduzidos por aquela Entidade, de que  o SINAL é fundador e afiliado:

 

1. Autonomia Institucional – o FONACATE apoiará toda solicitação de entidade afiliada relativa à busca da autonomia das instituições de interesse. Esse assunto é de especial relevância para o SINAL.

 

2. Fortalecimento da imagem do servidor – especialmente em época eleitoral, tem havido muitos ataques desmerecedores da imagem dos servidores públicos. O FONACATE vem discutindo esse assunto para juntar esforços de defesa, em cada ocorrência dessas. Além disso, prevê a organização de ações e eventos que possam preventivamente fortalecer a imagem dos servidores públicos.

 

3. PECs 210 E 270 – O FONACATE tem organizado as entidades para ação conjunta na busca da aprovação dessas duas propostas de emenda constitucional, ambas de interesse dos servidores públicos das carreiras vinculadas às atividades exclusivas de Estado.

 

EVENTO – Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado – Nos dias 10 e 11 de novembro, no Auditório Petrônio Portela – Senado Federal, o FONACATE realizará esse evento e serão tratados, entre outros, os seguintes temas:

  • A Autonomia das Carreiras de Estado: funções, visão e a relação com o poder político
  • Os Estados no pós-Crise
  • A participação da sociedade na gestão do Estado.

Espera-se  uma participação maciça dos servidores, pois há um grande objetivo com a realização desse evento: o fortalecimento dos servidores públicos das carreiras exclusivas de Estado e de suas entidades representativas.

 

Todos estão convidados. e já foram abertas inscrições gratuitas. Para fazer a sua, acesse:   http://www.fonacate.org.br/ .

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAgenda do Congresso de 21 a 25.09.09
Matéria seguinteManifesto da FONACATE contra a “PEC dos Cartórios”