Edição 141 - 18/12/2009

Reunião no IPEA sobre o Projeto 192

Sinal negocia parceria com o IPEA 

 Em encontro realizado em 15.12.09 no gabinete da Presidência do Ipea, o Presidente do Sinal, Sérgio da Luz Belsito e o Presidente do Ipea, Dr. Márcio Pochmann, fizeram as primeiras tratativas sobre o acordo de cooperação que está sendo negociado entre as duas instituições no âmbito do Projeto 192. 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. 

No encontro o Presidente do Sinal se fez acompanhar pelos Coordenadores do Projeto 192, José Manoel Rocha Bernardo e Mauro Cattabriga, e pelo Gerente do Projeto, Luiz Carlos Cáceres, que efetuaram a apresentação do Projeto 192 ao Presidente do Ipea, seu Assessor Chefe, Dr. Milko Matijascic, e o Dr. Victor Leonardo Araújo, representante da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac).  

Durante a apresentação e nas conversações que se seguiram, foi manifestada pelo Presidente do Ipea a intenção de firmar parceria com o Sinal, que se consubstanciaria pela assinatura de um convênio e realização de evento conjunto sobre o escopo do Projeto 192.  

O Sinal também foi convidado a participar de um evento sobre inclusão bancária, que está em fase de planejamento no Ipea, com o objetivo de conhecer a estrutura do sistema financeiro americano e estabelecer parâmetros para analisar o modelo brasileiro. Esse evento contará com a participação de representantes do Federal Reserve (FED), com o qual será firmado convênio, e também serão convidadas as instituições representativas do SFN para participar.   

A equipe do Ipea presenteou os convidados com a edição, em primeira mão, do estudo desenvolvido pelo Instituto, o qual estava sendo apresentado em São Paulo, naquela data, denominado Presença do Estado no Brasil: Federação, suas Unidades e Municipalidades. Nesse estudo, o Ipea avalia vários segmentos de prestação de serviços públicos, saúde, educação, cultura, dentre outros.  

Sobre os bancos públicos, foi constatado que um total de 2.968 municípios não possui agência de banco público (cerca de 53% dos municípios). A má distribuição atinge principalmente Nordeste (36%) e Sudeste (29%). O Ipea considerou bancos públicos o BB, CEF e BNB.  

Na ocasião os representantes do Ipea manifestaram total apoio ao projeto 192, em especial no escopo que abrange a inclusão bancária, abrangência nacional dos operadores e a questão da educação financeira e responsabilidade sócio-ambiental.  

Aproveitando a oportunidade, o Sr. Belsito convidou o Dr. Márcio a participar como palestrante em evento sobre Sustentabilidade, que o Sinal está co-patrocinando com o Banco Central. 

Os representantes do Sinal avaliaram o encontro como muito produtivo visualizando a possibilidade de, no futuro, estender o convênio que será assinado no âmbito do Projeto 192 a ações conjuntas entre a Diretoria de Assuntos Técnicos do Sinal e o Ipea, na forma de um acordo de cooperação permanente. 

Ficou estabelecido que haverá nova reunião entre Ipea e Sinal na primeira quinzena de janeiro para tratar da parceria e da realização de eventos conjuntos. 

Brasília, 15/12/2009.

 

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorTalidomida: projeto segue para o Senado
Matéria seguinteFeliz Natal!