Edição 0 - 19/04/2010

BOCA LIVRE – Ideia, crítica & debate – nº 2, de 19.4.2010

 

 

BOCA LIVRE

Ideia, crítica & debate                 

São Paulo, 19 de abril de 2010 – nº  2

 

EDITORIAL

Apresentamos as considerações de Cleide Napoleão a respeito da crítica de Idalvo Toscano publicada no primeiro número do Boca Livre.

Como ali colocado, com este boletim o Sinal-SP oferece aos filiados a oportunidade de se expressarem em questões de interesse tanto da categoria como do mundo à nossa volta.

Cleide Napoleão, aposentada RJU, é Conselheira do Sinal-SP. Ocupa o cargo de Vice-Diretoria de Comunicação e coordena a área de Convênios. Recentemente, assumiu o cargo de Diretora de Assuntos Previdenciários na Diretoria Executiva do Sinal Nacional.

Boa leitura!   

Comentário sobre o texto "Tudo que é sólido se desmancha no ar, inclusive a saga neo-liberal!"

Bom pontapé inicial para o nascimento do Boca Livre! Contra a Boca Presa.

Fez-me lembrar, tem a ver, da abolição de um único tributo realmente democrático, que a todos onerava – inclusive os quase sempre inatingíveis mais ricos – e permitia rastrear com maior facilidade as falcatruas econômicas. Saudosa CPMF… Fosse realmente destinada para o que veio, a saúde principalmente, talvez não deixassem tirar…

Discorde quem quiser!

Não é recomendável ir com muita sede ao pote, para não quebrá-lo. Nem matar a galinha dos ovos de ouro. Tivesse aquela extinta (ou congelada?) CPMF um tamanho menor, por exemplo de 0,18% ao invés de 0,38%, estaria entre nós até hoje. Eu ressuscitaria a coisa, menor assim, para que outra sigla, injusta para nós aposentados, a da CPSS, pudesse ser deletada do holerite. Afinal, ouvi no rádio, recentemente, Lula dando recado aos parlamentares, mais ou menos assim: Ninguém gosta mais de aposentado do que eu. Então, peço àqueles que forem defendê-los que indiquem de onde vai sair o dinheiro.

Enfim, se criado o tal imposto mundial sobre transações financeiras, além de permitir maior monitoramento das transferências globais e detectar falcatruas, tomara que ele tenha gloriosa destinação, como de salvar as pessoas da fome  e o planeta, da destruição.

Cleide Napoleão

PALAVRAS FINAIS

Você tem algo a acrescentar ou uma opinião diferente sobre o assunto? Você gostaria de escrever sobre outro tema? Sua opinião é valiosa e poderá ser publicada em próximo boletim.

Os textos para o BOCA LIVRE deverão ser encaminhados para o email sinalsp@sinal.org.br, com o nome completo do autor, matrícula e telefone(s) para contato.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

R. Peixoto Gomide, 211 – S.Paulo SP – CEP 01409-001  /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorPLP 549/09 (aquele do arrocho salarial por DEZ ANOS)
Matéria seguinteEDITAL DE CONVOCAÇÃO