Edição 56 - 03/05/2010

Seminário do Projeto 192 do Sinal

Palavra do Presidente Belsito ao funcionalismo

Eis que, depois de meses de trabalho dedicado e preparação detalhada, realizou-se, nos dias 29 e 30 de abril, o Seminário do Projeto 192 do Sinal, cujo objetivo final é a elaboração de uma proposta de regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal.

É com grande alegria que me dirijo a todo o funcionalismo deste Órgão, para dizer da minha satisfação com o conjunto do evento, cujo sucesso foi inegável.

Tivemos, nesses dois dias, o primeiro resultado visível de um esforço conjunto de tantos conselheiros do Sinal e servidores do BC, resultando no esboço de uma proposta para a regulamentação do SFN, agora conhecida de tantas quantas foram as personalidades e as entidades civis participantes do evento.

A excelência dos debatedores e a participação do público presente, com suas perguntas ao final de cada Mesa, a organização primorosa do Seminário, a cargo de uma equipe de funcionários do IPEA e do Sinal-SP, o ótimo ambiente proporcionado pelo amplo e bem equipado auditório da sede da Fecomercio, tudo pareceu convergir para o brilhantismo do evento.

Os componentes das Mesas expuseram sua visão dos temas de forma clara e objetiva, oferecendo ao público presente, e ao Projeto 192, opiniões embasadas e valiosas que, a partir de agora, serão debatidas em outras instâncias.

 

A imagem e o som proporcionados pelas TVs Sinal e Bacen foram de excelente qualidade, conforme atestaram, em contato com o Sindicato, vários colegas que assistiram ao Seminário por aquelas vias.

 

O Presidente do BC, Henrique Meirelles, cujo horário de chegada no dia 30 foi por duas vezes trocado, deu um longo e importante depoimento sobre bancos centrais e a ação reguladora e fiscalizadora do SFN, exercida atualmente pelo Banco.

 

Defendeu também sua autonomia, afirmando que não caberia a um Presidente do Órgão interferir nessa decisão, e, em sua presença, o Sinal lançou a edição nº 30 da Revista Por Sinal, cuja matéria de capa é o grande tema do Seminário.

 

Em depoimentos profícuos e enfáticos, os parlamentares convidados, Senador Antônio Carlos Magalhães Junior e deputado federal João Dado, falaram no sentido da necessidade de se levar adiante, seriamente, a regulamentação do SFN.

 

Colocaram-se, ambos, à disposição do Sinal: o Senador solicitou, inclusive, que o Sindicato acompanhe todo o processo de encaminhamento de seu Substitutivo no Congresso, pois urge que essa matéria seja, doravante, tratada com a importância que merece.

 

Ao IPEA, cuja parceria já se mostrou altamente produtiva na organização do Seminário, na colaboração com o funcionalismo do Sinal-SP,  devemos agradecer as presenças de Milko Matjascic, Assessor-Chefe da Presidência, cujo brilhantismo ficou evidente nas suas exposições ao público presente, e de Victor Leonardo de Araújo, Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto, coordenador da mesa do dia 30 sobre Inclusão Bancária e Responsabilidade Socioambiental do Sistema Financeiro.

O Seminário nos deu a oportunidade, também, de ouvir, conhecer melhor ou rever o trabalho, a competência e o talento de colegas do Banco Central, como a Chefe-Adjunta do Denor, Silvia Marques de Brito Silva, o titular da Dilid, Gustavo Matos, e Alessandra Von Borowski Dodl, especialista em microfinanças do Deorf no Rio de Janeiro, e do nosso hoje assessor, Paulo Eduardo de Freitas, ex-servidor do Órgão.

Dentro de alguns dias, forneceremos ao funcionalismo mais informações sobre a riqueza da troca de ideias de que o Seminário nos permitiu usufruir.

Estão sendo providenciados edições de vídeo e um livro com os depoimentos de todos os palestrantes, que serão disponibilizados com a rapidez possível, para que os trabalhos sobre a regulamentação do artigo 192 não sofram solução de continuidade.

Ficou em nós, que participamos diretamente do evento – fosse atuando no Projeto há dez meses, fosse na organização prática do Seminário – a sensação de um ponto decisivo na condução desse assunto, bem como a grande satisfação de havermos concluído uma parte do nosso objetivo.

Continuaremos nos desincumbindo do compromisso a que nos propusemos, contando com a disposição, competência e abnegação dos componentes do Projeto 192, a quem dirijo meus mais calorosos agradecimentos pelo brilhantismo com que conduziram esse trabalho até aqui. Vão aqui também meus cumprimentos agradecidos aos competentes palestrantes.

O agradecimento é extensivo ao Conselho Regional do Sinal-SP, pelo empenho na realização do evento, ao trabalho incansável, sempre nos bastidores, dos funcionários do Sinal, e aos servidores de todo o Brasil, filiados ou não, que prestigiaram o Seminário com sua presença ou audiência.

Considero que este é um grande marco na história do Sindicato.  Como seu Presidente no momento de sua realização, sinto-me orgulhoso, feliz e esperançoso com a perspectiva de, depois de 22 anos, a sociedade brasileira começar, através de entidades representativas mobilizadas para tal, a tratar da regulamentação de um Sistema Financeiro Nacional que seja Cidadão, como propõe o Sinal.

A todos, o meu muito obrigado.

Sérgio da Luz Belsito
Presidente

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorSegundo dia do Seminário do Projeto 192
Matéria seguinteSinal e Asbac comemoram Dia das Mães