Sinal SP participa da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora
|
Delegação paulista compareceu, na manhã de ontem, à Assembleia no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, para cumprimentar os representantes das centrais sindicais organizadoras – CGTB, CTB, CUT, Força Sindical e NCST – que encamparam em sua agenda para os candidatos à sucessão presidencial plataformas caras aos servidores do Banco Central.
Cerca de 20.000 dirigentes sindicais de todo o país manifestaram-se pela valorização do servidor público e pela aplicação imediata da Convenção 151, da OIT, sobre a negociação coletiva no setor.
Em extensa pauta apresentada à assembleia, foram aprovadas propostas aglutinadas em seis grandes eixos:
1. crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno;
2. valorização do trabalho decente com igualdade e inclusão social;3. estado como promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental;
4. democracia com efetiva participação popular;
5. soberania e integração internacional; e
6. direitos sindicais e negociação coletiva.
Pela relevância para a categoria, destacamos três itens do eixo 3, que tratam da política macroeconômica para o desenvolvimento (página 9 da Agenda linkada):
"1.3 Implementar uma ampla reforma financeira, ampliando a oferta de crédito e redução do spread bancário; regulamentação do artigo 192 (grifo nosso) da Constituição Federal para democratizar e criar mecanismos de controle social.
1.4 Realizar política cambial orientada ao crescimento econômico e à geração de empregos.
1.5 Democratizar o Conselho Monetário Nacional e o Comitê de Política Monetária garantindo-se a representação dos trabalhadores e empregadores."
Confira a íntegra da Agenda e Manifesto da Classe Trabalhadora distribuídos durante a Assembleia.