Edição 0 - 05/07/2010

60 dias do Disque Saúde Sinal

60 dias do Disque Saúde Sinal 

O Apito Carioca entrevistou o Dr. Julio Caldas, para um balanço dos primeiros 60 dias de funcionamento do Disque Saúde Sinal e do atendimento aos filiados sobre assuntos do PASBC. 

 

Dr. Julio, qual a sua avaliação  sobre o atendimento prestado no primeiro mês de funcionamento do Disque-Saúde SINAL-RJ?

Minha avaliação é que a prestação desse  serviço está sendo muito boa. Existem ainda muitas pessoas com diversas dúvidas e, como estamos aqui para somar junto aos beneficiários do PASBC, elas obtiveram respostas adequadas às sua demandas.

Qual o perfil do atendimento?

É um perfil muito amplo. As pessoas ligam para perguntar coisas elementares, tipo “quanto o BC paga por um serviço”, “porque não recebeu uma resposta”, “se tem direito ao beneficio”…  . Se não tenho como informar na hora, vou atrás da informação e passo adiante.

Existem muitas  dúvidas ?

A  maioria das dúvidas está relacionada ao regulamento do PASBC, da mesma forma que acontecia quando eu trabalhava na ADRJA/COPES.

Dê um exemplo sobre as dúvidas.

Um dia desses recebi um telefonema de uma filiada de Curitiba, que soube que eu estava no Sindicato fazendo esse serviço. Ela teve um câncer de mama e queria saber se teria isenção do IR. Como resolver isso?  Pega o requerimento, coloca no título “Isenção de IR”, anexa a documentação junto com o pedido, entrega na COPES e pronto.

E dúvidas sobre revisão de proventos?

As causas são várias, desde a parte administrativa até a parte da enfermidade propriamente dita.

Qual a percentagem de atendimento entre aposentados e funcionários da ativa?

A demanda por parte de servidores ativos e aposentados está  equilibrada. E ainda tem a procura de colegas que trabalham com o PASBC.

Quais os horários e dias da semana de maior atendimento?

Como você sabe, o atendimento é exclusivo ao filiado do SINAL-RJ e a concentração de ligações é na terça-feira.  Porém, está havendo uma confusão. É preciso fazer uma divulgação mais ampla de que a consulta pessoal, na sede do SINAL, é realizada apenas nas 3as. feiras.

O atendimento, via telefone, é feito todos os dias da semana , das  8 às 20h. Por mim não tem problema! Onde o telefone pegar eu atendo. Inclusive, as pessoas têm ligado para o meu número de celular particular e fora do horário estipulado. O atendimento tem crescido, chegando a cerca de 200 atendimentos por telefone e cerca de 120 atendimentos presenciais, por mês.

Existe um potencial maior de atendimento?

Sim. Existe um imenso desconhecimento sobre o Regulamento do PASBC. Uma campanha de esclarecimento seria de grande valor para todos, inclusive para os colegas que trabalham com o Programa. Eu vou enviar toda semana para o Sindicato dicas sobre o Regulamento do PASBC.

Entre os atendidos, qual o nível de conhecimento do  regulamento  do  Plano?

O Regulamento do PASBC não teve o entendimento necessário entre muitos colegas,  os quais não conhecem adequadamente seus direitos, a cobertura do Plano, etc.

Como você relaciona o Disque-Saúde com a QVT  (Qualidade de Vida do Trabalho) no BC?

A Qualidade de Vida dos servidores ativos e aposentados do BCB será tanto maior quanto mais tranqüilo o servidor estiver com relação à sua saúde e a de seus familiares. Se ele e sua família tiverem orientação adequada quando necessitarem utilizar os serviços do PASBC, com certeza terão  uma melhor qualidade de  vida   no trabalho ou fora dele. O Disque Saúde implantado pelo SINAL-RJ é um passo importante nesse sentido.

Para encerrar, quais as sugestões para um melhor atendimento?

Colocar nos  informativos do Sinal tópicos  sobre o Regulamento e esclarecer tudo sobre aquele assunto. E essas respostas a dúvidas servem não só para os colegas do RJ como também para os de todo o Brasil. 

O Disque Saúde Sinal foi uma iniciativa pioneira e o grande beneficiado está sendo o filiado do Sinal que agora pode contar com um atendimento diário, nas questões ligadas a utilização do nosso Plano de Saúde. 
 

Como utilizar o Disque Saúde Sinal e as consultas pessoais

O atendimento  abrange, exclusivamente, os filiados do SINAL-RJ e é prestado pelo Dr. Júlio Caldas:

1) atendimento pelo Disque Saúde Sinal: todos os dias da semana, das 8 às 20h ; 

2) consultas individuais: pessoalmente, todas  às 3as feiras, das 13 às 17h,  na sede do Sindicato, Avenida Presidente Vargas, 962 – 11ºandar –Centro, com agendamento pelo telefone 3184-3500.

 

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