24ª AND: é só hoje, amanhã não tem mais
Hoje, ao final do expediente, serão fechados à participação dos filiados os blogs temáticos disponibilizados especialmente para a 24ª AND.
Faz-se necessário o encerramento, para que os coordenadores dos grupos tenham tempo hábil de elaborar os relatórios a serem apresentados aos delegados das diversas regionais.
Se ainda não se animou a colocar nos blogs a sua proposta, sugestão ou crítica, faça-o hoje, que ainda dá tempo.
Outra opção é conversar com os representantes da sua regional ou enviar-lhes mensagem eletrônica.
Para tanto, basta consultar o email de cada um no Apito Brasil 136, de ontem.
Participe! Ainda dá tempo, e alguns dos temas são de muita relevância para o seu futuro, e mesmo para o futuro do país.
A regulamentação do Artigo 192, por exemplo. Iniciativa do Sinal, há mais de ano esse Projeto mobiliza vários conselheiros do Sindicato na formulação de proposta para um Sistema Financeiro Nacional CIDADÃO no Brasil.
O Projeto envolveu recursos financeiros específicos, um sem-número de reuniões e um Seminário brilhante, ocorrido em abril deste ano. Contou ainda com a participação solidária de grupos de servidores do BC, a que foram submetidas as minutas da proposta a ser encaminhada ao Congresso Nacional.
O SFN se encontra no espectro de atuação do BC, e o trabalho do Sinal por sua regulamentação, na forma sugerida, prioriza, de um enfoque republicano, o brasileiro comum, até aqui alijado de sua participação no Sistema.
Mas não só o Projeto 192 será discutido em Floripa: tem mais.
A Previdência Social: ontem e hoje, vários dirigentes do Sinal participaram de um Seminário a respeito em Porto Alegre (veja matéria nesta edição): esse tema, independentemente de quem seja eleito como Presidente da República, estará na pauta do Congresso nos próximos anos. Você tem que estar atento ao que se discutirá.
PASBC e Qualidade de Vida no Trabalho são dois outros assuntos que lhe dizem interesse de muito, muito perto.
Nosso Plano de Saúde é mais barato e oferece muitas vantagens em relação aos planos privados, mas sua gestão demanda acompanhamento e atenção constantes, tanto para sua administração no dia a dia, quanto para buscarmos seu permanente aperfeiçoamento. Você sabe o que está sendo feito pela Saúde, pelo PASBC e pela QVT no BC? Vá ao blog C, e conheça as propostas.
Outra preocupação nos dias de hoje diz respeito à adesão a uma central sindical, dadas tanto a legislação que conferiu àquelas entidades a primazia nas negociações salariais quanto a pressa do governo em “fechar o pacote” legal sobre a matéria até o fim do ano.
Vamos querer – servidores do BC – fazer parte de alguma delas? Vamos apoiar uma federação de sindicatos das carreiras de Estado? São questões cuja resposta a AND provavelmente encaminhará para decisão da categoria.
No que toca a demandas funcionais, também dependemos do Congresso: vamos legitimar as ações sindicais do Sinal no âmbito do Congresso Nacional, de acordo com a proposta de Paulo Eduardo de Freitas no Grupo 5?
Esses, e mais outros SEIS temas, farão parte das discussões em Florianópolis.
Preste atenção neles, dê seu palpite ainda hoje nos blogs, ou comunique-se com seus representantes regionais.
Faça saber aos outros a sua opinião sobre tudo isso.


