Edição 157 - 02/12/2010

Comitê Gestor do PASBC faz vídeo-conferência

Relato da reunião do Comitê Gestor em 29.11.2010
 
O Comitê Gestor do PASBC reuniu-se no último dia 29.11, através de vídeo-conferência, e destacamos a seguir os principais pontos discutidos:

  • Programa de Acompanhamento de Doentes Crônicos – PADC 

As representantes da Qualicorp, Alidis Aprikian, Gerente de Operações, e Regiane Nunes, Gerente de Saúde, explanaram, de forma genérica, o trabalho que será feito a partir das informações contidas no banco de dados do BC.
 
Ficou definido que, no momento da implantação do Programa, haverá necessidade de uma reunião física da Qualicorp com o Depes e o Comitê Gestor, pelo menos por um dia inteiro.
 
O objetivo é o detalhamento de todos os passos do plano de ações, que vão desde o mapeamento dos pacientes com doenças crônicas até o acompanhamento domiciliar, se necessário, passando por ampla ação de comunicação e conscientização.
 
A data dessa reunião, considerada urgente pela Gerente da Qualicorp, ficou de ser marcada pelo Depes, assim que pudesse adequá-la à agenda dos participantes.
 
Embora o prazo contratual para mapeamento dos doentes crônicos seja de 90 dias, as representantes da Qualicorp      acreditam, em razão da experiência acumulada com outras entidades, que o mesmo se possa dar em até 60 dias.
 
Mencionaram ainda que, em média, 3,5% dos beneficiários de um Programa de Saúde se enquadram entre os doentes crônicos. Em nosso caso, esse número seria de aproximadamente 1.050 beneficiários.
 
Após essa identificação, a população de crônicos se mantém em uma fidelização de 85% dos que aderem ao Programa.
 
 

  • Orientação Médica, atendimento de urgência e emergência domiciliar

 
O Depes informou que o programa, já em funcionamento nas praças de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, teve seu processo licitatório para as demais regionais (Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém) concluído.
 
Brevemente, com os contratos assinados, os serviços serão disponibilizados.
 

  • Centralização da Auditoria – pagamentos a credenciados e ressarcimento no regime de livre escolha

 
O Depes encaminhou uma planilha com os prazos médios, tanto para pagamento de credenciados como para ressarcimento aos usuários do regime de livre-escolha.
 
Registramos que os números apresentados, embora dentro de prazos aceitáveis, não condizem com as várias reclamações que temos recebido.
 
Fomos informados que a Diasp constatou, junto à Brasilmed, empresa responsável pela auditoria das contas, a ocorrência de devolução de faturas e guias de ressarcimento dentro de um “rigor extremado”.
 
Segundo a Diasp, o procedimento já foi alterado e faz parte de uma adequação permanente das atividades.
 
Ficou também estabelecido que o Depes promoverá, ainda este ano, reunião com os Gerentes Administrativos, no sentido do estabelecimento de uma triagem, quando da entrega da documentação pelo participante, para que possíveis problemas possam ser identificados antes de sua remessa para Brasília.
 
Segundo o DEPES, essa adequação nas regionais e na Brasilmed tende a agilizar os serviços de pagamento aos prestadores e o ressarcimento de despesas.
 
Foi sugerido que, nos casos do ressarcimento de despesas, cada guia apresentada receba um protocolo, cujo andamento que possa ser acompanhado pelo beneficiário.
 
Tal medida seria implantada no Portal do PASBC que, segundo o Depes, poderá estar concluído no primeiro semestre de 2011 (ou seja, não há uma data definida, apenas um balizamento).
 
 

  • Rede credenciada nas praças

 
Foram feitas severas críticas à rede credenciada do PASBC, especialmente nas praças de menor porte, com destaque para Belém.
 
Ficou a sugestão de imediato credenciamento, inclusive de pessoas físicas, para solucionar a falta de prestadores de serviços, aventando-se a possibilidade de dispensa de análise técnica, desde que o profissional já atenda outra empresa de saúde na praça.
 
O Presidente do Comitê, Sr. José Clovis Batista Dattoli, reconheceu a existência dos problemas e ficou de, na reunião com os Gerentes Administrativos, buscar a implementação de ações que alcancem resultados em curto prazo.
 
 
MCOP – Manual de Critérios e Orientações do PASBC
 
Foi aprovada a dispensa da apresentação de carimbo e assinatura de prestador, ou médico da especialidade de oftalmologia, atestando que as lentes foram confeccionadas de acordo com a especificação médica para o ressarcimento das mesmas.
 
 
Jarbas Athayde Guimarães Filho e Paulo Lino Gonçalves
Membros do Comitê Gestor eleitos pelo funcionalismo

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAgenda do Congresso – semana de 29.11 a 3.12.2010
Matéria seguinteDelegados do Recife participam da AND em São Paulo