Distribuição do superávit da Centrus aos celetistas e ao BC
A Advocacia Geral da União, instância à qual a Procuradoria do BC havia remetido o processo sobre distribuição do superávit da Centrus, deu seu parecer, informando que compete à Previc – Superintendência de Previdência Complementar a decisão sobre o assunto.
Esse foi o argumento apresentado ao BC, durante todos estes anos de via crucis da matéria, pelo Sinal e pelas associações de aposentados do Banco Central.
Não obstante, com esse encaminhamento à AGU, a Procuradoria adiara mais uma vez a resolução dessa pendência legítima dos aposentados celetistas – com média etária de 80 anos – destruindo esperanças de muitos deles, que não agüentaram esperar o final da luta.
A proposta da Centrus para pagamento do superávit está inteiramente enquadrada em todas as exigências legais. Espera-se, portanto, que num prazo breve ele seja processado.
Esta última etapa vem “rolando” desde maio de 2008, quando foi contratado, pelo Sinal e pelas associações de aposentados, o Dr. Adacir Reis, ex-advogado do SINAL, ex-presidente da SPC e especialista em Previdência Complementar.
Junto com aquelas entidades, o Sindicato prosseguiu na luta em que vinha desde 2005, e perseguiu obstinadamente essa meta em nome dos celetistas.
Temo-los mantido informados, pois em cada edição do PORVIR – o informativo específico do segmento – atualizávamos as novidades sobre o andamento do processo.
A decisão final tardou, mas não falhou na sua legitimidade.
Estão de parabéns os colegas beneficiados e o Dr. Adacir Reis e equipe, pelo seu trabalho incansável.
Neste ensejo, aproveitamos para agradecer profundamente aos filiados celetistas sua lealdade e confiança no Sinal por todos esses anos.