Edição 159 - 07/12/2010

Dia Internacional de Combate à Corrupção

O dia 9 de dezembro foi instituído, pela Organização das Nações Unidas, como o Dia Internacional de Combate à Corrupção.
 
Deve-se o fato a ter sido assinada por diversos países, naquele dia, no ano de 2003, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
 
O objetivo é o fortalecimento da cooperação internacional no sentido de ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
 
No Brasil, a Instituição encarregada de acompanhar a implementação dessa Convenção e de outros compromissos internacionais com o mesmo objetivo é a Controladoria-Geral da União (CGU).
 
Neste ano, em comemoração à data, a Controladoria está realizando eventos diversos em todos os estados do Brasil. Neles, são apresentadas as principais ações desenvolvidas para o combate à corrupção, bem como os resultados alcançados na área no último ano.
 
Todos esses fóruns e debates intentam alertar a sociedade para o papel que o cidadão pode e deve desempenhar.
 
Já anunciamos também, na edição 156 do Apito Brasil, a Corrida “Venceremos a Corrupção”, que acontecerá em Brasília no próximo domingo, dia 12. As inscrições para as três modalidades de prova – 10 km, 4 km e caminhada de 1,151 m – estarão abertas até o dia 8.12.
 
Da caminhada poderão participar adultos e crianças, numa confraternização de gerações contra essa prática funesta que faz o país perder, anualmente, 160 bilhões de reais.

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorSinal na mídia
Matéria seguinteReunião do Conselho Regional