Edição 2 - 19/01/2011

Reunião com autoridades do governo

Aconteceu ontem, dia 18 de janeiro, uma reunião-almoço para cobrar das autoridades – e avaliar os próximos passos – do processo de modernização das carreiras.
 
Estiveram presentes o Diretor de Administração do BC, Anthero Meirelles, Secretário do MPOG, Duvanier Paiva, a Diretora do Departamento de Relações de Trabalho daquele Ministério, Marcela Tapajós, e as entidades sindicais Sinal, Sindsep, Sintbacen, Assecor e Unacon. Presente, também,  Pedro Armengol, coordenador da CUT e membro da mesa de negociação.
 
Sobre sua permanência na SRH, o Secretário informou haver mantido uma primeira conversa com a Ministra Miriam Belchior. Entretanto, ainda não há confirmação de seu nome para o cargo, o que ele espera seja definido em próxima conversa com a Ministra.
 
Duvanier disse ainda que já repassou para a nova titular do MPOG os assuntos pendentes que seriam compromissos assumidos pelo governo Lula. Porém, a priorização do orçamento e do PAC no Ministério ainda não permitiu o aprofundamento dos assuntos dos servidores.
 
Perguntado sobre eventuais modificações na estrutura do MPOG em relação à área do funcionalismo, informou que nada está decidido, mas há, sim, possibilidade de mudanças, inclusive com o crescimento de estrutura para controle gerencial do PAC.
 
Informou o Secretário que sua equipe está bastante desfalcada de alguns membros, ora localizados no Ministério da Comunicações, transferidos para aquele Ministério pelo Ministro Paulo Bernardo.
 
Os contatos políticos que estão sendo realizados pelas entidades sindicais, no sentido da agilização da retomada do processo de modernização das carreiras, foram comunicados ao Diretor do BC e ao Secretário.
 
Anthero Meirelles foi instado, e concordou, em antecipar-se e conversar com o atual presidente do BC sobre o assunto.
 
Duvanier Paiva concordou, quando perguntado a respeito, em tentar agendamento de reunião das entidades sindicais com Miriam Belchior.
 
Declarou, no entanto, que já existem diversos pedidos semelhantes em relação a audiências com a Ministra.
 
As entidades cobraram o início da negociação coletiva com os servidores. O Secretário se mostrou confiante de que seja ele encaminhado ao Congresso, em que pesem as dificuldades do momento, normais do início de ano e governo novos.
 
As entidades presentes, no entanto, deixaram clara sua preocupação quanto ao silêncio do governo quanto à definição de uma política para os servidores públicos.
 
Continuaremos divulgando as notícias, conforme os desdobramentos desta e novas reuniões ocorram.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorFuncionários do BC e SUSEP unidos no apoio aos co-irmãos da Região Serrana
Matéria seguinteCUT convida servidores para mobilização conjunta