Edição 72 - 29/06/2011

Resultado da AGN

Centenas de colegas reuniram-se ontem para discutir a pauta da campanha salarial aprovada pela AND. Confira o resultado do debate por regional:

 

Belém

 

Presentes 22 colegas, que apreciaram apenas os itens da XXIV AND referentes à Pauta Salarial. Alguns itens apresentados foram modificados pela plenária. Além dos temas apresentados, foi aprovado por unanimidade "que o SINAL atue prioritariamente e imediatamente junto ao Banco para a institucionalização do concurso de mobilidade, incluindo remoção e reopção, de forma permanente, com adoção de critérios objetivos e transparentes."

 

Belo Horizonte

 

Presentes 45 servidores, filiados e não filiados, analistas e técnicos.

Conforme determinou o edital de convocação, os documentos não foram colocados em votação, mas somente esclarecidas as dúvidas e acolhidas três propostas, após muita discussão: uma de estratégia e duas para a pauta administrativa, das quais uma aditiva e outra complementar.
 

estratégica: que o Sinal coloque imediatamente em votação todas as reivindicações da categoria advindas da AND, até, no máximo, o final de agosto, seja pelo seu sistema de VE, seja pela transação PVOT do Sisbacen, visto que já se encontra em campanha sem o referendo da categoria;
 

pauta administrativa:

1) que o Sinal busque a alteração legal que permita aos servidores novamente a opção de cumprir jornada reduzida COM remuneração proporcionalmente reduzida, o que lhe foi retirado com a cláusula da dedicação exclusiva no advento do subsídio;
 

2) que o Sinal atue junto à Dirad no concurso de mobilidade, especialmente o de analistas, antes da entrada dos servidores remanescentes do concurso 2010, além de primar pelos itens "d", "e" e "f" da pauta administrativa.

 

Brasília:

 
73 pessoas assinaram a lista de presença, entre filiados e não filiados, técnicos e analistas.

Os assuntos da pauta da campanha salarial e da pauta administrativa foram debatidos pelos presentes e votados um a um. Os assuntos da pauta de qualidade de vida, devido ao adiantar da hora e à existência de consenso, foram lidos e votados em bloco com exceção dos dois últimos itens, que juntamente a pauta do referendum foram encaminhadas para votação por VE.
 
Resultado das votações:
 

Bloco da Pauta salarial: não houve maiores problemas na votação da pauta salarial, a não ser em duas letras:
 

letra C: foi aprovado por 49 votos a favor, 5 contras e uma abstenção a substituição dos 100% pelos 90,25%, que está sendo encampado pelo Ciclo de Gestão, que significa equiparar a remuneração do BCB às carreiras mais valorizadas do poder executivo;
 

Letra D: neste item tivemos uma vitória expressiva sobre proposta alternativa do presidente do SintBacen, que propunha a retirada do termo “subsídio equivalente a 70%” e a inclusão de referencia à tabela encaminhada pelo Ciclo de Gestão. Votaram a favor da proposta do Maranhão 12 pessoas, a favor da manutenção do texto original 20 pessoas e tivemos 9 abstenções.

letra F:
este item foi alterado na votação, onde foi adiada a discussão sobre a adoção da data base por 35 votos a favor, 3 contra e 3 abstenções.
 

Bloco da Pauta Administrativa: a pauta administrativa foi analisada, debatida e votada item por item. Apesar de terem sido aprovados quase todos os itens, com exceção para a letra F, a votação variou bastante em cada votação, mostrando a não linearidade na aceitação dos itens. Merecem destaques três votações:
 

letra A: foi aprovado o texto original por ampla maioria, mas parte substancial da Assembleia entendeu que o Sinal deveria buscar sugerir formas alternativas para estimular os bons servidores.

letra C:
assunto aparentemente polêmico entre os participantes, com muitos defendendo 7 horas. A votação apresentou 9 votos favoráveis, nenhum voto contra e 9 abstenções.

letra F:
este item não foi aprovado, pois apresentou um empate entre votos contra, a favor e abstenções. Cada item obteve separadamente 7 votos, mostrando não haver consenso entre os presentes sobre este assunto.
 

Bloco da Pauta Q &V e Referendum: a pauta administrativa foi analisada em bloco, com votação favorável de todas as letras, com exceção das letras i e J, que foram encaminhadas para votação eletrônica, juntamente com a pauta do referendum sobre gestão sindical.

 

 

Curitiba

 

A pauta proposta pela AND foi homologada por unanimidade e adicionada de propostas consolidadas.

 

Fortaleza

 
Boa presença de 27 colegas, filiados e não filiados, analistas e técnicos.

Após informes sobre a situação da campanha salarial que se inicia e da marcha ocorrida em Brasília, foi feito um relato da reunião ocorrida ontem (27/06) entre o Sinal-Fortaleza e os técnicos da praça.
 
Foi reportada a opinião colhida na reunião: o momento é de priorizar a implementação da modernização do cargo de técnico do BC (por ser considerado “teto das carreiras de nível médio do executivo” e não haver espaço para melhorias salariais nesse patamar), e após buscar a melhoria da relação salário de analista X salário de técnico. A totalidade dos técnicos presentes ratificou a posição colhida na reunião.
 

Votações a seguir:
 

Bloco da Pauta salarial: Aprovou todos os itens, excluída a letra C (24 votos a favor, nenhum contra).

Destaque da pauta salarial – letra C: retirar da redação a parte relativa ao pedido do teto constitucional e manter apenas a parte "equiparar com a carreira mais valorizada do poder executivo".

– 13 votos a favor da mudança e 8 a favor do texto original da pauta.
 
Bloco da Pauta Administrativa: Aprovado com 16 votos a favor e nenhum contra, sem destaques.
 

Bloco QVT, Saúde e PASBC: Aprovou-se o texto, excluídas as letras I e J (16 votos a favor, nenhum contra).
 

Destaque das letras I e J: Proposta alteração para extinção do PDL, e apoio a novos mecanismos de controle para evitar abusos na utilização do plano.

– 7 votos a favor da alteração e 1 a favor do texto original da pauta.
 
Pelo adiantado da hora e esvaziamento da assembléia, não foi votado o segundo item de pauta (referendo pelos filiados das diretrizes aprovadas na AND).

 

Porto Alegre

 

Presentes 19 colegas. Apresentamos as pautas: salarial, administrativa e PASBC/QVT. Não houve votação, apenas 2 observações:
 

1 – pauta salarial – item E  –   "… liberação incondicional do servidor classificado para o nova lotação, em data oportuna, mas não superior a 20 dias úteis da data de nomeação (trocar por de entrada em exercício …)"
 

2 – Foi solicitado lutarmos pela volta da jornada de 6 horas, com salário proporcional.

 

Recife

 

Boa presença e participação de filiados e não filiados, analistas e técnicos. Total de 45 assinaturas na lista de presença.

O presidente passou os informes aos presentes sobre o cenário atual e a da campanha salarial. Relatou a marcha ocorrida em Brasília.

Apresentado e debatido o assunto objeto da convocação, e colocado em votação, a Assembléia Regional DECIDIU: por unanimidade aprovar a pauta de reivindicações da categoria aprovada na XXIV AND; aprovar por 23 votos a favor, 7 votos contra e 1 abstenção, proposta apresentada por um filiado , solicitando que o Sinal inclua como um dos itens da pauta de reivindicações, o tratamento isonômico das comissões na esfera do Governo Federal.

 

Rio de Janeiro

 

Assembléia bem concorrida, com a presença de 41 presentes, em sua maioria de novos funcionários. Foram apresentadas as pautas: salarial, administrativa e PASBC/QVT, não havendo votação por se tratarem de itens já aprovados e consolidados da AND e de assembléias anteriores. Os itens foram apresentados e discutidos um a um.   

 

Salvador

 

A Assembléia em Salvador contou com a participação de 12 servidores. Foram lidos todos os itens da pauta salarial e aprovados por unanimidade, com exceção do item “b”, em que todos se abstiveram de votar.  Os itens da pauta administrativa, QVT, Saúde e PASBC foram lidos e referendados por todos os presentes.

 

São Paulo

 
Com a assinatura de 43 servidores na lista de presença, foram apreciados os itens do tópico 1 – Pauta Salarial. Efetuada a leitura dos itens, por decisão da maioria, com 1 abstenção, optou-se por votá-los em bloco, salvo eventuais destaques. Por unanimidade dos 33 votos computados, foram aprovados os itens "1a", "1c", "1d", "1e", "1f", "1g" e "1h".

Inicialmente, foi efetuado apenas um destaque, relativo ao item "1b". A proposta foi aprovada por 24 votos a favor, 2 votos contra e 5 abstenções. Concluída a votação do tópico 1, surgiu mais um destaque, relativo ao item “1g”, especificamente no que se refere ao apoio do Sinal à PEC-210/2007 que restabelece o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração.


Consultada a Plenária, foi aprovada a reabertura para apresentação de destaques, por 13 votos a favor, 6 votos contra e 3 abstenções.

Assim, passou-se à discussão do item “1g”. A Plenária aprovou a manutenção do apoio do Sinal à citada PEC-210/2007, por 20 votos, contra 4 votos a favor da retirada do apoio, com 1 abstenção.


Dado o adiantado da hora, os presentes foram consultados a respeito de continuar ou suspender os trabalhos. A Plenária aprovou a suspensão da assembleia por 20 votos, contra 3 votos a favor de continuá-la, com 1 abstenção. A seguir, por 18 votos, foi aprovada a continuidade da assembleia nesta quarta-feira, dia 30/6, às 14h, no citado auditório, contra 2 votos a favor de sua realização às 13h, com 2 abstenções.

 

 

Edições Anteriores RSS
Tags: ,

Matéria anteriorAssembléia Geral Nacional
Matéria seguintePrédio da Gamboa