Edição 83 - 02/08/2011

ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO CICLO DE GESTÃO E DO NÚCLEO FINANCEIRO ENTREGAM PROPOSTA AO MPOG

A reunião ocorreu no final da manhã de hoje. O Sinal foi representado por Sérgio Belsito, presidente, Alexandre Wehby, diretor de comunicação, Paulo Lino, diretor secretário de SP, e Sandra de Sousa, assessora.

Foi apresentada ao secretário de recursos humanos do MPOG, Duvanier Paiva, a seguinte proposta:

  • elevação dos salários das carreiras a 90,25% do teto do funcionalismo;
  • fixação do salário do Técnico em 66,6% do salário do Analista;
  • implementação das medidas em janeiro de 2012.

A proposta procura complementar o acordo anterior, refletindo a importância das carreiras para o país e a situação salarial de carreiras congêneres.

Duvanier afirmou que há restrições orçamentárias. A proposta apresentada eleva ainda mais a projeção de R$ 40 bi para contemplar os pleitos do funcionalismo público apurados na reunião geral da última semana.

Duvanier afirma que é preciso fazer um balanço da atuação do governo desde 2003, primeiro ano de Lula no poder. O secretário deu como exemplo o aumento real médio real dos técnicos no período, de alegados 116% desde 2002, para concluir que o funcionalismo tem sido valorizado. As entidades contestaram os números, pois os cálculos ignoram as perdas com as gratificações. Além do mais, o aumento dos servidores em final de carreira, imensa maioria no BC, foi muito menor e a relação salárial analista/técnico caiu de 58 para 38% no período.

As entidades reconheceram o esforço governamental em recuperar os salários do servidor desde 2003, mas é preciso relativizar os ganhos, uma vez que a perda anterior foi enorme.

Belsito afirmou que a carreira do BC vem perdendo competitividade, pois muitos colegas sequer tomam posse em função do baixo salário inicial, preferindo outras carreiras.

Questionado a respeito das intenções do Governo em relação às nossas carreiras, Duvanier afirmou que a idéia é valorizar todas as carreiras, não somente as exclusivas de Estado.

O secretário, por outro lado, reconhece que as carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro merecem atenção especial, o que vem ocorrendo.

Duvanier comprometeu-se a avaliar o impacto total da proposta apresentada e a dar retorno em nova reunião agendada para o dia 11.8. As entidades expressaram o desejo de obter uma proposta concreta já na próxima reunião.

As entidades cobraram o envio da proposta de modernização das carreiras de especialista à Casa Civil. Duvanier acha que ocorrerá ainda em agosto.

O secretário foi informado de que as entidades estão agendando reuniões com os respectivos ministros para solicitar apoio às demandas dos servidores, em especial a modernização das carreiras.

A reunião com o Presidente Tombini está agendada para a próxima 5ª feira, dia 4.8.

Após a reunião as entidades avaliaram que a reunião foi produtiva, tendo em vista que o secretário ficou de estudar a proposta e não a descartou de imediato.

O Sinal aproveitou o encontro para entregar a Duvanier o estudo "BCB – evolução salarial x inflação", que mostra a evolução salarial real desde 1996 e mostra uma visão mais realista da situação salarial dos servidores do BC, em contraponto aos dados otimistas apresentados pelo secretário na semana passada.

Amanhã veicularemos gravações com os comentários de dirigentes de diversas entidades sindicais sobre a reunião.

 

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorREUNIÃO COM O MPOG CONFIRMADA
Matéria seguinteDIRIGENTES AVALIAM REUNIÃO DE ONTEM NO MPOG