Edição 94 - 26/08/2011

SINAL E BC PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE SISTEMA FINANCEIRO


A ESMPU – Escola Superior do Ministério Público da União – realizou nos dias 17 e 18 de agosto o curso “Atualização do Sistema Financeiro: temas do mercado financeiro e do mercado de capitais”, evento didático dirigido a procuradores do Ministério Público.

O curso foi coordenado por Marcelo Antônio Moscogliato, Procurador Regional da República – 3ª Região (SP e MS), que participou, em fins de abril de 2010, do seminário “A Regulamentação do Art. 192: Desenvolvimento e Cidadania”, organizado pelo Sinal. Na ocasião, o Procurador-Regional atuou como palestrante na mesa de debates “Inclusão Bancária e Responsabilidade Socioambiental do Sistema Financeiro”.

Moscogliato solicitou ao Sinal a indicação de palestrantes do BC para falar especificamente sobre dois temas afetos à instituição: função de Estado e autonomia do BC e inclusão bancária.

O Sinal indicou, José Ricardo da Costa e Silva, Diretor de Relações Externas do Sinal, e Elvira Cruvinel Ferreira Ventura, consultora do Denor, colaboradora de longa data do Sinal.  Eduardo Ferrari de Araújo, coordenador do Desup/SP, também participou do evento por convite direto do procurador.

A colega Elvira discorreu sobre os desafios da Inclusão Financeira, segundo ela “financeira” é mais abrangente do que “bancária”, e seus três pilares: diagnóstico e articulação, ambiente regulatório e educação e proteção aos clientes e usuários do SF.

Em seguida, Ferrari discorreu sobre as normas do CMN/BC que asseguram direitos aos clientes e usuários do sistema financeiro.

José Ricardo, representante do Sinal no evento, discorreu sobre o papel da moeda e a credibilidade do sistema financeiro, cuja quebra temporária estaria na raiz de todas as crises econômicas mundiais e falou da defesa da função de Estado e da autonomia do BC.

As apresentações dos três colegas estão disponíveis nos links abaixo:

1) Elvira

2) Ferrari

3) José Ricardo

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorCOMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO (CTASP) DA CÂMARA APROVA O PL 1992/2007, QUE REGULAMENTA A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PARA O SERVIDOR PÚBLICO.
Matéria seguinteSINAL-SP INFORMA nº 60, de 29.8.11: Campanha salarial – assembleia nesta terça-feira, às 9h / Edital de convocação / Rede conveniada