Edição 107 - 28/09/2011

RESULTADO DAS AGNs

Belo Horizonte
 

A Assembléia contou com a presença de 39 colegas. Houve uma boa discussão de aproximadamente uma hora, tratando de temas da campanha salarial, como mote e estratégias de mobilização e articulação, entre outros.
 

Reforçou-se a necessidade de se seguir tentando a mobilização da categoria a todo custo, combinada com um trabalho contínuo e sistemático junto ao Governo e no Congresso pela colocação da carreira de especialista na primeira categoria das carreiras típicas de Estado, sob o lema "BC no TOPO do EXECUTIVO". 

Neste aspecto, a luta não seria propriamente por um índice, mas pelo reconhecimento da essencialidade da carreira para o funcionamento do Estado brasileiro.
 
Definiu-se por assembléias pontuais, com discussão de aspectos específicos da campanha, com a presença de lideranças do Sinal e de sindicatos representativos de outras CTEs.
 

Como primeira iniciativa, a viabilização da vinda do diretor de externas do Sinal Nacional a BH, para explanar sobre matérias de interesse do funcionalismo do BC no Parlamento e a discussão de um trabalho de articulação no Congresso.


Brasília

Reunimos no auditório 24 funcionários, 12 filiados e 12 não filiados. A maioria funcionários novos.
 
Tivemos a presença do presidente Belsito, que teve a oportunidade de explicar como estava o processo de mobilização em outras regionais.
 

Também explicamos como estava o andamento dos projetos no Congresso Nacional. 
 

Os 7 servidores do Deinf presentes expressaram que a falta de perspectiva não só de salário, mas de atuação independente e autônoma do BC, estava levando os servidores a optarem por outros órgãos, tais como o TCU, a Câmara e o Senado.
Discutiu-se formas de mobilização e alguns mencionaram a necessidade de se ampliar o uso de redes sociais, embora exista no BC proibição de uso de Facebook.
 

A assembléia terminou com um apelo aos presentes sobre a necessidade de convidarem seus colegas para participarem do processo de votação eletrônica em curso.

 

 

Curitiba

Com a presença de trinta filiados , foram passados informes da votação eletrônica.
 

Por unanimidade, foi deliberado que o Sinal se engaje na luta contra a corrupção, empenhe-se na mesa de negociação para garantir a reposição da inflação salarial e lute para garantir o cumprimento do acordo da modernização da carreira de especialista.

Os presentes receberam informes sobre as atividades da Diretoria de Relações Externas no Congresso Nacional, relativos às PECs em andamento.
 


Fortaleza
 

Com 25 assinaturas na lista de presenças, a Assembléia começou com informes sobre a campanha salarial e o relatório/portaria do GT da redução da litigiosidade do BC com os servidores.

Após debates, foram deliberados os pontos a seguir:

1. Que o Sinal Fortaleza proponha à Nacional a divulgação de uma nota contundente de repúdio à demora, ao descaso no trato do assunto e à falta de propostas efetivas sobre os assuntos tratados no GT da redução da litigiosidade (aprovada por 20 votos – unanimidade dos presentes);

2. Que o Sinal crie, em nível nacional, um estado permanente de mobilização quanto à campanha salarial, com a criação de um calendário prévio de eventos já a partir de outubro (aprovada por 20 votos – unanimidade dos presentes).


Rio de Janeiro
 

A AGN do Rio contou com  a presença de 51 servidores. Foi abordada a estratégia política do governo de jogar para 2013 qualquer possibilidade de reajuste salarial.
 

Foi levantada a necessidade de se cobrar dos parlamentares a elaboração pelo Congresso de uma política salarial para o servidor público.

Informou-se também sobre o contencioso com o Banco a respeito do qual o BC dará informações dentro de 1 mês.
 
Foram também abordadas questões locais como a Questão Gamboa, com a informação de que o Diretor de Administração finalmente respondeu ao ofício do Sinal, demandando o Chefe do Demap a iniciar as tratativas de apresentação do projeto como solicitado, e sobre o descomissionamento dos assessores júnior com perda significativa para os funcionários lotados no Rio.


Salvador
 

A AGN de 27 de setembro de 2011 realizada na Regional Salvador contou com a participação de 39 servidores.
 

Foram passados informes acerca da campanha salarial e conclamada a categoria a participar da votação eletrônica acerca da pauta de reivindicações.
 

Após discussão de diversas questões relativas à pauta salarial, houve consenso quanto ao Sinal continuar o processo de mobilização da categoria. Foi deliberado que, caso haja algum fato relevante, nova assembleia deverá ser convocada para a próxima semana.

 


São Paulo

 

A Assembléia Geral Nacional de terça-feira, 27/9/11, em São Paulo, contou com a assinatura de 84 servidores na lista de presença.
 

Aparecido Francisco de Sales, presidente do Sinal-SP, informou que a assembleia, inicialmente convocada em caráter regional, passou a ser nacional, conforme chamada no Apito Brasil nº 105, de 26/9/11.
Sales destacou dois fatos ocorridos na segunda-feira, dia 26/7/11:

  • Publicação, pelo Banco Central, da Portaria 67.277, que divulga o relatório elaborado pelo grupo de trabalho constituído para realizar diagnóstico com vistas à redução da litigiosidade entre o BC e seus servidores. Fixou-se o prazo de 30 dias para que as entidades representantes dos servidores apresentem suas contribuições ao relatório, que poderá ser consultado no portal da intranet do BC, no seguinte endereço: http://www.bc/pgbcb/juridico/Relatorio_PGBC-158_2011.pdf. Os filiados que estão fora do prédio do BC poderão acessar o relatório em área exclusiva, mediante senha, no portal do Sinal: www.sinal.org.br. Na coluna à esquerda da tela clique em “Atas e Outros Docs.”, preencha os campos matrícula e senha, clique em “ok”, depois em “Outros documentos” e, na última tela, no local indicado para visualizar o arquivo “PGBC 158_2011”;
  • Finalização do trabalho de auditoria contratada pelo Sinal para verificar as condições do sistema e ambiente de Votação Eletrônica do Sinal. As conclusões do trabalho serão apresentadas em São Paulo, em reunião do Conselho Nacional. Os filiados, especialmente os que se candidataram às eleições de abril último em São Paulo e os membros da Comissão Eleitoral estão, desde já, convidados para assistir à apresentação da empresa de auditoria. 

Iso Sendacz, Diretor de Assuntos Intersindicais (Sinal Nacional), fez um resumo sobre as emendas apresentadas pelo sindicato ao Projeto de Lei 1992/2007, que trata da Previdência Complementar do Servidor Público.

Hilton Barlach, Coordenador das Redes Sociais do Sinal-SP, fez um apelo em prol da continuidade das assembléias semanais, às terças-feiras, como forma de pressão e ajuda nas negociações com o governo. Depois de um pequeno debate, pois havia proposta para que a nova assembléia se realizasse apenas no dia 18/10, já que a próxima reunião das entidades sindicais com o governo foi marcada para o dia 25/10, a proposta pela continuidade das assembléias semanais foi aprovada por aclamação.

 
 
 
 

 

Edições Anteriores RSS
Tags: ,

Matéria anteriorCONVÊNIOS
Matéria seguinteVE: Vote e vamos cobrar do Governo e do Banco?