Edição 0 - 19/02/2004

CPIs EM COMPASSO DE ESPERA: NUMA OU NOUTRA, ENTRA WALDOMIRO DINIZ


                                                                                                                      (Assessoria de imprensa do SINAL)



A coleta das 27 assinaturas necess rias para instaurar a CPI que vai investigar a atua‡Æo do ex-assessor de Assuntos Parlamentares do Pal cio do Planalto, Waldomiro Diniz, ser  suspensa hoje e vai continuar na semana seguinte … do Carnaval.


Enquanto nÆo se sabe, por‚m, se o governo ter  for‡as suficientes para barrar a CPI – que atinge em cheio o todo-poderoso Jos‚ Dirceu – pode estar em gesta‡Æo uma CPI “paralela”: a dos bingos, proposta pelo senador Magno Malta (PL-ES) para contornar a barreira governamental enfrentada pela ComissÆo Parlamentar de Inqu‚rito sugerida inicialmente pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).



De uma forma ou de outra, Waldomiro Diniz vai acabar sendo investigado: a fita onde ele ‚ flagrado pedindo propina foi gravada, justamente, pelo empres rio do bingo Carlinhos Cachoeira.


 


Mais mat‚rias sobre os assuntos abaixo e a ¡ntegra das mesmas ( do JB, d’O Globo e do Correio Braziliense, respectivamente) vocˆ pode ler na S£mula de Jornais de hoje, dentro do Portal SINAL:  www.sinal.org.br  .


 


      Pedida prisÆo de 11 no Caso Marka


 


RIO e BRASÖLIA – O Minist‚rio P£blico pediu ontem a prisÆo de 11 pessoas envolvidas na opera‡Æo de socorro aos extintos bancos Marka e FonteCindam, realizada pelo Banco Central logo ap¢s a desvaloriza‡Æo do real, em janeiro de 1999. Entre os acusados, estÆo o ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes e o ex-banqueiro Alberto Salvatore Cacciola.


 


A Justi‡a Federal j  recebeu do Minist‚rio P£blico um relat¢rio contendo as conclusäes sobre a opera‡Æo de salvamento. Na ‚poca, o presidente do BC era Lopes. O neg¢cio causou um preju¡zo aos cofres p£blicos estimado na ‚poca em R$ 1,5 bilhÆo. As duas institui‡äes haviam apostado no mercado futuro na manuten‡Æo do cƒmbio e perderam muito dinheiro com a mudan‡a. A dire‡Æo do BC decidiu, entÆo, vender d¢lares a cota‡äes abaixo do mercado para que os bancos pudessem fechar suas contas, sob a alega‡Æo de que a quebra levaria a um colapso de todo o sistema financeiro nacional.


 


Completam a lista de denunciados por crimes contra o sistema financeiro e peculato (desvio de dinheiro p£blico) Cl udio Mauch, Dem¢sthenes Madureira de Pinho Neto e Tereza Grossi, ex-diretores do Banco Central, Luiz Antonio Gon‡alves, Roberto Jos‚ Steinfeld, ex-controladores do FonteCindam, Alexandre Pundek, C¡nthia Costa e Souza, Luiz Bragan‡a e Rubem Novaes. (………………….)


 


      Relat¢rio do Marka condena ex-diretores do BC


 


BRASÖLIA e RIO. Ap¢s cinco anos de investiga‡Æo, o Minist‚rio P£blico Federal prop“s ontem a condena‡Æo dos envolvidos na opera‡Æo de ajuda financeira aos bancos Marka e FonteCindam na desvaloriza‡Æo do Real, em janeiro de 1999. Al‚m do ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes e do banqueiro Salvatore Cacciola, foram citados os ex-diretores do BC Cl udio Mauch e Dem¢sthenes Madureira de Pinho Neto e os entÆo funcion rios Tereza Grossi e Alexandre Pundek; a advogada C¡nthia Costa e Souza; Luiz Ant“nio Gon‡alves e Roberto Jos‚ Steinfeld, do FonteCindam; e os consultores Luiz Bragan‡a e Rubens Novaes.


 


A den£ncia foi encaminhada para a 6¦ Vara Federal Criminal do Rio. Os procuradores Artur Gueiros, Bruno Acioli e Raquel Branquinho pediram penas m ximas por peculato (12 anos), prevarica‡Æo (um ano), gestÆo fraudulenta (12 anos), gestÆo temer ria (oito anos) e corrup‡Æo ativa e passiva (oito anos). Os acusados tˆm 60 dias para apresentar sua defesa. (…………………)


 


      Negocia‡äes dentro do Planalto


 


O Minist‚rio P£blico tem provas de que o ex-assessor do Pal cio do Planalto Waldomiro Diniz manteve encontro com o bicheiro Carlos Cachoeira em 2003, quando ocupava o cargo de subchefe de Assuntos Parlamentares da Presidˆncia da Rep£blica. Diniz teria iniciado negocia‡äes com Cachoeira para a compra de m quinas eletr“nicas, mas o neg¢cio nÆo teria sido concretizado. Segundo o Minist‚rio P£blico, o neg¢cio foi fechado com outra empresa de maior porte.


 


Os procuradores vÆo investigar agora se aconteceram outros encontros entre Diniz e Cachoeira e os assuntos que teriam sido tratados nesses contatos. O delegado que preside o inqu‚rito, C‚sar Nunes, j  afirmou que, se surgirem ind¡cios de pr tica de atos il¡citos, vai investigar a atua‡Æo de Diniz como assessor da Presidˆncia da Rep£blica.


 


Diante disso, o Planalto mudou o discurso. O l¡der do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse ontem que ”o governo trabalha com a hip¢tese” de Waldomiro Diniz ”ter tentado interferir politicamente em decisäes do governo” no tempo em que foi subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil. O l¡der afirmou ser ”prov vel” que Diniz tenha tentado fazer tr fico de influˆncia. ”At‚ o momento nÆo existe ind¡cio de conduta irregular (do Waldomiro) no governo federal, mas acho prov vel que exista.  poss¡vel que ele tenha usado o cargo para favorecer algu‚m, mas ele nÆo tinha poder de decisÆo. NÆo lidava com or‡amento, nÆo tinha verba”, disse Mercadante. (…………….)

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorPEC PARALELA DA PREVIDÊNCIA “TRAVADA” NA CÂMARA
Matéria seguinteATENÇÃO FILIADOS