Edição 51 - 27/10/2011

Comemoração dos 23 anos do Sinal

  

28 de outubro: 23 Anos do Sinal e Dia do Servidor Público
Sindicato comemora aniversário com o estudo da crise global

 

 Sindicato promove debate sobre a crise, dia 20, no auditório da ADRJA
 
Wall Street a la Rio:  Cinelândia – Cariocas são os primeiros a aderir ao movimento internacional, espalhado por mais de mil cidades em todo o mundo.

Durante outubro, mês em que se comemora a fundação do Sinal, a seção Rio de Janeiro do sindicato voltou-se para a compreensão da situação econômica internacional, que, neste momento, acrescenta a Itália na linha de frente da crise. 

Entre os dias 4 e 6, o Sinal-RJ acompanhou em Brasília o seminário Especulação e Crise Financeira, Integração Financeira Regional e Auditoria da Dívida Pública, promovido por várias entidades, entre elas o Sinal e a Ordem dos Advogados do Brasil. Coordenado pela Auditoria Cidadã da Dívida, o evento contou com a presença de autoridades da Bélgica, Colômbia, Equador, Noruega, e, em especial, com a deputada socialista Sofia Sakorafa, da Grécia. 

No dia 11, mais de 40 servidores assistiram, no auditório da ADRJA, ao documentário Inside Job(Trabalho Interno), de Charles Ferguson. O filme, premiado com o Oscar de melhor documentário em 2010, entre outros prêmios, conta as origens da crise de 2008, nos Estados Unidos, conseqüência da desregulamentação financeira implementada no governo Ronald Reagan.
 
Os economistas Carlos Lessa e Fernando Cardim de Carvalho coroaram nossa homenagem ao Sinal, no dia 20, participando como palestrantes do debate “Crise Global” – Estratégias de Política Econômica, também realizado no auditório da ADRJA.
 
Destaca-se que a crise, hoje envolvendo com maior visibilidade os países europeus, e que, no entender dos economistas, é possível saber como começou, mas ninguém pode ter a idéia de quando e como vai acabar, tem servido de argumento aos governos para cortar gastos públicos, não reajustando os salários dos servidores.
 
O Sinal-RJ, ao acompanhar e promover os debates, presta sua homenagem aos 23 anos da entidade, trazendo subsídios para a compreensão do contexto da Campanha Salarial 2011-2012, ao mesmo tempo em que conclama a categoria a acrescentar à sua indignação com o descaso do governo no trato com o servidor público, o ânimo para o enfrentamento que há de vir.
 

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO
Matéria seguinte23 Anos de Luta – Por um Banco Central no Topo do Executivo