Edição 0 - 27/02/2004

Um encontro com a direção: notícias para o funcionalismo

Em longa reuniÆo realizada ontem com a Diretoria de Administra‡Æo e a Chefia do Depes, foram abordados in£meros assuntos de inte-resse do funcionalismo, e estabelecidos alguns de seus pleitos e parƒmetros para o ano de 2004.



Os mais importantes foram a abertura de negocia‡äes para a revisÆo do PCS, a regulamenta‡Æo dos crit‚rios para obten‡Æo de GQ e GABC-AE, o financiamento imobi-li rio com a CENTRUS e a questÆo do d‚ficit or‡ament rio e do futuro do plano de sa£de dos servidores.



Uma preocupa‡Æo demonstrada pelo SINAL foi o endividamento crescente do funcionalismo, aliado … perspectiva desalentadora face ao anunciado aumento linear a ser concedido … categoria: h  um entendimento geral de que a atua‡Æo sindical deve convergir para propiciar-nos ganhos ainda no decorrer deste ano.



PLANO DE CARGOS E SALµRIOS – A Dirad assumiu um compromisso de levar …s respectivas instƒncias de governo a pretensÆo do Banco quanto … revisÆo do Plano de Cargos em fun‡Æo da recente reforma da Previdˆncia, no que tange a um reajuste das fun‡äes comissionadas, … melhoria do percentual de aumento dos £ltimos n¡veis da carreira e … cria‡Æo de duas ou trˆs letras ao final desta.



Agendou-se uma nova reuniÆo, para o pr¢ximo dia 15 de mar‡o, com a finalidade de se tabularem todos os pleitos em rela‡Æo ao PCS que forem elaborados pelas entidades representantes dos servidores.



A Dirad prometeu empenhar-se, mas fez questÆo de esclarecer que seu compromisso visa especialmente … revisÆo dos £ltimos n¡veis, dada, principalmente, a falta de perspectiva de quem foi “apanhado no contrap‚” pela recente e malfadada Reforma da Previdˆncia. Ganhando at‚ mais sete ou oito anos de trabalho sem qualquer vantagem vis¡vel, esses servidores devem ser motivados, e eventuais modifica‡äes no PCS que os viessem a beneficiar tˆm base jur¡dica e no pr¢prio fato de que, a partir da reforma, ficarÆo “marcando passo” anos e anos na £ltima referˆncia.



GQs E GABC-AEs – Foi comunicado que o Banco disponibilizar , em breve, a proposta de um novo regulamento sobre aquisi‡Æo de direito …s GQs e GABC-AEs, sobre a qual o funcionalismo poder  fazer sugestäes, que serÆo ou nÆo leva-das em conta em fun‡Æo de duas limita‡äes principais: a primeira, a decisÆo de aprova‡Æo da proposta final, que ‚ da Diretoria Colegiada; a outra, a de que devem ser res-peitadas as restri‡äes legais e or‡ament rias existentes.



FINANCIAMENTOS IMOBI-LIµRIOS – a Dirad informou que envidou todos os esfor‡os para fornecer …quela Funda‡Æo as informa‡äes corretas sobre os ganhos de cada um no PCS, com a finalidade de que fossem efetuadas as devidas corre‡äes nos ¡ndices de reajuste de presta‡Æo e saldo devedor dos financiamentos.



No tocante, por‚m, a gestäes ou-tras junto … CENTRUS, a Diretoria se sente impossibilitada de tomar alguma iniciativa, dado que os contratos, estabelecidos entre uma entidade de direito privado e os servidores, limitam qualquer atitude do Banco.



PASBC/FASPE – Informou-se … Diretoria toda a preocupa‡Æo, revolta e ansiedade do funcionalismo quanto ao rateio do d‚ficit. A Dirad reiterou os termos de sua linha de atua‡Æo junto ao governo no sentido de conseguir uma linha suplementar de cr‚dito que possa cobrir o rombo e viabilizar o uso do Plano, a partir de entÆo, em melhores condi‡äes.



Lembramos que o SINAL, de sua parte, continua agindo em instƒncias pol¡ticas diversas, objetivando tanto verba suplementar para acabar com o d‚ficit, quanto estudando a viabilidade de a‡äes judiciais visando ao resgate dos direitos suprimidos dos servidores ao longo do tempo, no que tange ao plano de sa£de do Banco Central.



No £ltimo dia 19, por exemplo, uma longa explana‡Æo sobre os problemas do PASBC foi feita ao Secret rio Executivo Adjunto da Fazenda, Arno August¡n, que se mostrou sens¡vel ao nosso pleito, terminando por declarar-se na expectativa de uma solicita‡Æo do Banco para tratar da mat‚ria.



A Chefe do Depes informou adicionalmente que o Conselho Gestor do Plano anunciar  brevemente a cria‡Æo de um grupo de estudo para recebimento e an lise de propostas que maximizem a qualidade de sua operacionaliza‡Æo.



Temos recebido, a esse respeito, diversas sugestäes dos filiados, que j  vimos repassando em sua ¡ntegra ao Conselho Gestor. O SINAL est  fazendo a sua parte; continue fazendo a sua: escreva para n¢s.



Vamos, juntos, salvar o FASPE ! Vamos lutar por nossos direitos e por novas conquistas ! O Carnaval acabou, e 2004 vai come‡ar ‚ agora !

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorCUT quer negociar com Lula o reajuste do Servidor
Matéria seguinteBoletim n. 367, de 01/03/04