Edição 0 - 02/03/2004

SINAL quer reabrir negociações com o governo para corrigir distorções do Plano de Cargos

(Assessoria de imprensa do SINAL)


O governo precisa promover a reabertura imediata de negocia‡äes com os servidores do Bacen para solucionar v rias pendˆncias relativas ao Plano de Cargos e ao plano de sa£de do Banco. A afirma‡Æo foi feita pelos dirigentes do SINAL ao Secret rio de Recursos do Minist‚rio do Planejamento, S‚rgio Mendon‡a, em reuniÆo realizada ontem, em Bras¡lia, com o objetivo de entrevistar o secret rio para a pr¢xima edi‡Æo da revista Por SINAL.


O presidente do Sindicato, S‚rgio Belsito, e o Diretor de Assuntos Externos, Paulo Calovi, disseram ao Secret rio que ‚ urgente a retomada do Plano de Cargos, j  que a insatisfa‡Æo ‚ enorme, principalmente entre os funcion rios do final de carreira, que nÆo foram contemplados por nenhum Plano de Cargos. Para esses servidores, a questÆo nÆo se limita a uma reposi‡Æo salarial, mas envolve tamb‚m a cria‡Æo de fatores motivacionais. A amplia‡Æo da estrutura gerencial e sua descentraliza‡Æo, disse Belsito ao Secret rio, sÆo fundamentais para que esses profissionais se sintam motivados para alcan‡ar o final da carreira e tamb‚m para recompensar condignamente aqueles que j  chegaram l , mas que, por for‡a da reforma da Previdˆncia, terÆo de trabalhar mais 7 anos at‚ que possam requerer suas aposentadorias.


O SINAL tamb‚m ponderou ao Secret rio a urgˆncia de se definir uma solu‡Æo para o programa de sa£de do Banco, hoje … beira da insolvˆncia. “A grande preocupa‡Æo dos servidores”, disse Belsito ao Secret rio, “‚ como enfrentar uma situa‡Æo tÆo adversa, j  que a maior parte deles est  totalmente endividada e nÆo tem como arcar com o aumento de custos do Programa de Sa£de”.


S‚rgio Mendon‡a, que coordena a Mesa Central de Negocia‡Æo Permanente entre Governo e Entidades de Servidores, disse que estas questäes poderÆo ser resolvidas com a cria‡Æo de uma Mesa Setorial espec¡fica congregando o Banco Central e a Receita Federal no ƒmbito do Minist‚rio da Fazenda. At‚ entÆo, apenas as grandes questäes – como o reajuste linear de todos os servidores – vˆm sendo discutidas dentro da Mesa Central, com evidente preju¡zo para as demandas particulares de setores espec¡ficos do funcionalismo fe-deral.


O Secret rio foi alertado tamb‚m sobre a preocupa‡Æo dos servidores com rela‡Æo ao resultado da reuniÆo da Mesa, no £ltimo dia 19.2, onde as propostas de recomposi‡Æo salarial feitas sÆo ainda piores, relativamente, que as do ano passado.



Mendon‡a ap¢ia o pleito do SINAL de ingressar na Mesa Central, o que pode ser aprovado na pr¢xima reuniÆo da Mesa, a ser realizada no dia 18 de mar‡o.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSAIU A LIMINAR CONTRA A COBRANÇA DO PLANO BRESSER
Matéria seguinteADEUS A LEONEL