Edição 0 - 11/03/2004

GOVERNO CHANTAGEIA SERVIDOR COM VALE-ALIMENTAÇÃO

Mais uma “surpresa”: o governo do Presidente Lula decidiu suspender o aumento de 33% anunciado para o nosso “vale-coxinha”, cuja corre‡Æo talvez tenha sido a £nica medida efetivamente ben‚fica aos servidores adotada at‚ agora. A alega‡Æo: seria necess ria a aprova‡Æo da Mesa Nacional de Negocia‡Æo Permanente (MNNP).



Puro engodo. Quinze dias atr s, o minist‚rio afirmara que o aumento estava previsto para o pr¢ximo pagamento, no mˆs que vem. A “volta atr s” significa que o dinheiro do reajuste do vale nÆo estava, na verdade, previsto no Or‡amento – cujo montante de recursos alocados para o aumento linear do funcionalismo, como j  se viu, ‚ p¡fio.



Para a libera‡Æo do aumento do vale, portanto, funcion rios terÆo que abrir mÆo de “vantagens” … sa¡das do mesmo montante.



Em resumo: na l¢gica do governo o servidor deve optar entre almo‡ar, ficar doente ou pagar as contas, pois nosso empregador nÆo pode arcar com tudo ao mesmo tempo.



Al‚m disso, para “coroar” o panorama, corremos o risco do pior dos mundos: o “aumento” linear vai para outras categorias nas quais a CUT tem interesse.



A MNNP ‚ composta sobretudo de entidades ligadas … CUT. Entre elas, algumas que, vergonhosamente, estÆo tentando vetar a presen‡a do SINAL na Mesa (hoje participamos como ouvintes), apesar da concordƒncia da bancada governamental e do preenchimento, pelo nosso sindicato, de todos os requisitos.



A CUT, que teve a representa‡Æo dos servidores desautorizada por seus representantes no F¢rum Nacional do Trabalho, insiste em sua permanˆncia na Mesa, para manter a panelinha pr¢-governo em que se transformou aquele espa‡o, e j  sinalizou que prefere a proposta de 0,1% + gratifica‡Æo para os que ganham menos, punindo o funcionalismo do BC com a pior das trˆs rid¡culas propostas; por ser essa a proposta que beneficia a imensa maioria dos servidores filiados … CUT, da¡ vem o interesse da entidade.



A posi‡Æo do SINAL, a ser discutida na assembl‚ia do pr¢ximo dia 16, ‚ de um aumento linear de 9%, al‚m de um novo PCS em mesa setorial, desvinculado da questÆo do vale e da sa£de, que permanecem como pleitos paralelos. A solicita‡Æo de uma Mesa Setorial ao governo foi feita ontem, e vai transcrita a seguir.


Como informamos ontem no Apito Brasil, ap¢s o encontro dos dirigentes do SINAL com Gildenora Milhomem, Subsecret ria de Planejamento, Or‡amento e Administra‡Æo do Minist‚rio da Fazenda, o SINAL encaminhou a Arno August¡n, Secret rio Executivo daquele Minist‚rio, a correspondˆncia que transcrevemos, objetivando a cria‡Æo de Mesa Setorial para discussÆo dos pleitos dos servidores do Bacen:


Ilmo.Sr.


Arno Hugo August¡n Filho


Secret rio Executivo do Minist‚rio da Fazenda



Ref.: Instala‡Æo de mesa setorial de negocia‡Æo com os servidores do Banco Central



Referimo-nos ao compromisso assumido pelo atual governo de retomada do processo de negocia‡Æo salarial com os servidores do Banco Central, tÆo logo houvesse a altera‡Æo do teto constitucional, fator impeditivo que foi para a plena implementa‡Æo de um plano de carreira que atendesse …s reais necessidades dos servidores do Banco Central



A esse prop¢sito, e tendo presente o atual n¡vel de insatisfa‡Æo detectado no corpo funcional, ocasionado por graves problemas salariais, solicitamos a Vossa Senhoria a URGENTE instala‡Æo de mesa setorial para a categoria, objetivando iniciar negocia‡äes sobre, entre outros itens, complementa‡Æo de nossos planos de cargos, revisÆo das fun‡äes comissionadas, transposi‡Æo dos t‚cnicos para o n¡vel superior e reequil¡brio financeiro de nosso programa de sa£de.



 


Atenciosamente



S‚rgio da Luz Belsito


Presidente Nacional

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAS NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO CONTINUAM
Matéria seguinteABERTA NOVA LINHA DE COMUNICAÇÃO PARA OS FILIADOS