Edição 27 - 16/03/2012

Segunda rodada de negociação no MPOG mostra dificuldade nas negociações

A reunião de ontem, 15, do Fórum das Entidades Federais com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sergio Mendonça, e a secretária-adjunta, Marcela Tapajós, tratou exclusivamente dos reajustes nos valores dos benefícios sociais, no âmbito do serviço público federal.
 
O Fórum foi representado pelo Sinal, com o dirigente da regional São Paulo, Paulo Lino, Condsef, Fasubra e as centrais sindicais CSP, Conlutas, CTB e CUT.
 
Entre as reivindicações apresentadas, foram discutidos reajustes nos auxílios alimentação, transporte, assistências médica, odontológica e pré-escolar, e nas diárias. Além da proposta de isonomia com o legislativo, foram apresentadas as perdas inflacionárias, no caso das diárias, do período agosto/2009 a dezembro/2011.
 
O secretário Sergio Mendonça, embora afirme reconhecer a justeza das reivindicações por reajustes nos valores de nossos benefícios, disse ter dúvidas quanto aos valores do legislativo. Disse também que não vê possibilidade de revogar a Portaria nº 13, da SOF, já que ela atende a uma exigência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Reafirmou, portanto, que não poderia garantir a concessão de qualquer reajuste para 2012.
 
Com mais firmeza ainda, a secretária Marcela Tapajós disse que a portaria do governo limita qualquer reajuste do Executivo aos R$373,00, fixados como valor médio do auxílio alimentação da União em março de 2011. Esse é o entendimento do governo, declarou Tapajós.
 
O fórum contestou veementemente essa posição, já que o art. 23 da LDO que regula o assunto é claro ao vedar o reajuste de quem já recebe acima do valor médio, mas não limita o reajuste, de quem ganha abaixo do valor médio, a nenhum teto.
 
Ao ouvir novamente que as negociações prosseguirão até agosto, o fórum se indispôs com o MPOG, pois a questão dos benefícios sociais já havia percorrido amplo caminho de negociações com o secretário anterior, Duvanier Paiva. Afirmamos que a substituição do secretário não pode prolongar um processo que deveria ter encerrado em janeiro deste ano.
 
O fórum deixou claro que março é o limite para as negociações. Considerando os acontecimentos que interromperam as negociações, pode-se até pensar em estender o prazo até abril.
 
Nova reunião foi marcada para o dia 22. Trataremos mais especificamente de proposições que nos interessam diretamente, com ênfase ao PL nº 2203/11, que trata da insalubridade, entre outros temas.
 
A reposição salarial emergencial, de 22,08%, e o reajuste dos benefícios sociais serão tratados em reunião marcada para 28 de março, dia da Marcha Unificada dos Servidores Públicos Federais em Brasília.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorHoje, vamos com força à AGN!
Matéria seguinte“O Dia” destaca seminário