Edição 64 - 15/05/2012

Assembleia Geral Nacional mobiliza cerca de 400 servidores

Seguindo calendário comum com demais carreiras de Estado, o Sinal promoveu a segunda Assembleia Geral Nacional de 2012, que reuniu 368 servidores na frente do edifício sede do Banco Central em Brasília. Este número representa 20% a mais que na primeira, ocorrida em 15/3/2012. Os servidores do Banco estiveram reunidos entre 14h e 16h com o intuito de sensibilizar a administração do Banco Central e Governo para que se evite a continuidade da deterioração do poder de compra destes trabalhadores que são essenciais para o funcionamento do Estado Brasileiro. 

Além disto, os servidores chamam a atenção de que é necessário se corrigir a distorção introduzida na implementação do subsidio, onde os servidores do Banco Central ficaram em um patamar salarial inferior àquele definido para carreiras de importância semelhante para a administração do Estado Brasileiro, como a Receita Federal e a Advocacia Geral da União.    

Desde a nossa última negociação em 2008 a inflação já corroeu 22,48% do poder de compra do servidor do Banco Central, considerando o IPCA de julho de 2008 a abril de 2012. Existem indicações nas mesas de negociação de que o governo considera uma média de nove anos de salário real. Ou seja, as carreiras que estiverem ganhando salário real médio acima daquele recebido no último ano da era FHC não terão prioridade na proposta de reajustes e. Se esta visão realmente representar a posição do governo e se concretizar, o salário real do Banco Central terá que cair muito, e por muito tempo, até ser considerado na política de recomposição salarial.  

Preocupados com esta perspectiva e com sua classificação como carreira de Estado de segunda categoria, os servidores do Banco Central estão participando nas assembleias de mobilização.  

Lado a lado com outras 18 carreiras de Estado, os servidores do BCB reivindicam tabela única para as carreiras de Estado contidas na Lei 11.890/2008, por não aceitar que sua remuneração seja inferior àquela recebida por outras carreiras de Estado tão importantes como as do Banco Central. 

Na última assembleia, os servidores presentes aprovaram a participação conjunta do SintBacen nas assembleias de mobilização.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorMedida Provisória 568, de sexta feira, que resgata os acordos de diversas carreiras feitos ainda no governo anterior
Matéria seguinteMobilização nacional amanhã às 10h, em frente ao BC da Presidente Vargas