Telerreunião do CN discute Agravo de Instrumento que trata do direito de greve dos servidores públicos e contratação de assessor da Diretoria de Assuntos Intersindicais
Campanha Salarial
Na sexta-feira, 18, o Conselho Nacional, em telerreunião, aprovou a participação do Sinal como terceiro interessado (Amicus Curiae) em um Agravo de Instrumento em tramitação Supremo Tribunal Federal (STF), relativo ao direito de greve dos servidores públicos, que pode dificultar o desconto dos dias parados.
Ainda sobre o tema Campanha Salarial, os conselheiros determinaram a produção de um documento histórico com informações sobre greves e resgate do histórico das negociações até o momento.
Foi aprovada a realização de Assembleia Geral Nacional (AGN) em 30 de maio para informes e decisões sobre a continuidade da mobilização e a nossa participação na marcha do servidor público, em Brasília, marcada para 5 de junho.
Assessoria de assuntos intersindicais
Para reforçar nosso time, foi aprovada a contratação do Sr. Carlos Pereira como assessor da Diretoria de Assuntos Intersindicais. Economista do Instituto do Trabalho Dante Pellacani (ITDP), ele tem experiência e trânsito junto ao meio sindical. Conforme publicamos no Apito Brasil (nº 57), Carlos Pereira, antes de sua contratação, intermediou nossa reunião com a Secretaria Geral da Presidência da República, realizada no último dia 15.
No encontro, discutimos a regulamentação do artigo 192, a importância de se eliminar a distinção remuneratória entre os especialistas do Banco Central e as demais carreiras do núcleo estratégico de Estado e nosso risco de RH frente ao elevado número de aposentadorias e aos novos desafios da educação financeira assumida pelo Banco Central.