Edição 48 - 03/07/2012

SINAL-SP INFORMA nº 48, de 3.7.12: Hoje, 3.7 – Assembleia às 10h, no andar térreo do BC / Resultado da assembleia regional de 2.7 / Saiu na imprensa / Rede conveniada de descontos

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 3 de julho de 2012 – nº 48

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria!

.

Nesta edição:

·    Hoje, 3/7: Assembleia às 10h, no andar térreo do BC

·    Resultado da assembleia regional de 2/7

·    Saiu na imprensa

·    Rede conveniada de descontos

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

22,92 %

(IPCA) *

de julho 2008 a maio 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

.

HOJE, TERÇA-FEIRA, DIA 3/7

Assembleia às 10h, no andar térreo do BC, em continuidade à mobilização pelo atendimento às nossas reivindicações.

Todos estão convocados a se manifestar sobre a proposta de nova paralisação em São Paulo, no dia 11/7/12. Todos também estão convidados a assistir em conjunto, na assembleia, vídeo sobre a manifestação dos servidores em frente ao MPOG, no último dia 28/6.

Participe!

.

CAMPANHA SALARIAL

RESULTADO DA ASSEMBLEIA DE 2/7

A Assembleia de segunda-feira, dia 2/7/12, em São Paulo, contou com a assinatura de 70 servidores na lista de presença.

Em termos de negociação salarial com o governo, continuamos em compasso de espera: nenhuma novidade trouxe a reunião, no dia 29/6, das entidades sindicais de carreiras típicas de Estado com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, representado por Valter Correia, secretário adjunto da Secretaria Executiva, Sérgio Mendonça e Marcela Tapajós, secretário e secretária adjunta de Relações de Trabalho no Serviço Público (ver, a propósito, notícias no Apito Brasil nº 82, de 2/7/12).

Aparecido Sales, presidente do Sinal-SP, enfatizou o prazo dado por Correia para resolver a questão do reajuste – final deste mês, podendo se estender até parte de agosto. Citando Sérgio Belsito, presidente do Sinal, “nas entrelinhas, ficou claro que o governo não tem certeza se apresentará ou não uma proposta”.

Diante da enrolação do governo, a mobilização dos servidores tende a crescer cada vez mais. Como exemplo, Sales mencionou a greve dos funcionários do Itamaraty e a “Operação Estrita Legalidade” lançada pelos delegados de Polícia Federal.

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores – SindItamaraty, em “Nota à Imprensa” informou que a greve foi suspensa no dia 2/7, mas não encerra o movimento, que entra em “estado de alerta”. Importante notar, como noticiado, que representantes do corpo diplomático, que não participaram daquela greve, disseram apoiar o pedido dos servidores. Informou o sindicato que “as embaixadas foram desaconselhadas a cortar o ponto dos grevistas pelo secretário-geral das Relações Exteriores, o embaixador Ruy Nunes Pinto Nogueira”.

No caso dos delegados de Polícia Federal, em vista da “postura extremamente arrogante e insensível, que não quer efetivamente dialogar”, como constatado em reunião realizada por representantes da categoria na Secretaria Executiva do MPOG, no dia 29/6/12, decidiu-se em assembleia “enfrentar até mesmo o governo para defender a instituição.” Em consequência, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, com o slogan “Deixe a Polícia Federal trabalhar”, está orientando os associados “a cumprir com as suas obrigações dentro dos limites estritamente legais”.

Temos hoje dois inimigos, afirmou Sales: o governo e a mídia, como aponta a nota “guerra midiática”, publicada no Blog do Servidor, em 2/7/12, reproduzida abaixo, no quadro “Saiu na Imprensa”. Precisamos nos preparar para esse embate mais forte, disse ele, convidando para o movimento reivindicatório os colegas que ainda “estão lá em cima”.

De acordo com Sales, uma greve não se mede pelo número de pessoas, mas pela adesão das que se encontram trabalhando. O que importa é o percentual de adesão das que trabalham naquele momento, sem levar em conta aquelas afastadas momentaneamente por motivo de férias, doença etc.

Em reunião telefônica prevista para hoje, terça-feira, às 20h30, para avaliar a mobilização do último dia 28/6 e discutir os próximos passos da campanha, o Conselho Regional do Sinal-SP defenderá a data de 11/7/12 para a próxima paralisação geral dos servidores. Por sugestão de partipante, o CR submeterá à assembleia de hoje proposta de paralisação no BC em São Paulo para aquela data.

Iso Sendacz, diretor de Assuntos Intersindicais (Sinal Nacional), anunciou a exibição, na assembleia de hoje, do vídeo (16 minutos) sobre a manifestação dos servidores em frente ao MPOG, em Brasília. É mais um motivo para todos comparecerem à assembleia e, juntos, sentirem o clima de mobilização das várias categorias envolvidas nesta campanha salarial!

O dia de hoje será movimentado para os conselheiros do Sinal-SP, finalizou Sales:

10h – Assembleia, no andar térreo do BC;

12h – Reunião do Conselho Regional, na sede do Sindicato;

14h Reunião com analistas, técnicos e procuradores em estágio probatório, no BC, na sala 1 – 21º andar;

16h – Reunião com servidores do 12º andar;

20h30 – Tele reunião do Conselho Nacional..

.

SAIU NA IMPRENSA

Guerra midiática

2/7/12

As próximas semanas serão de intensa mobilização das mais diversas carreiras do funcionalismo como parte da campanha salarial. O embate, agora mais do que nunca, é para conquistar a opinião pública.

Temeroso da repercussão negativa que as greves podem ter em ano eleitoral, o governo lançou mão de toda sua influência para disparar na mídia notícias que convençam o eleitorado acerca da impossibilidade de atender as reivindicações.

A campanha midiática começou na última sexta-feira (29/06) quando, pela primeira vez, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, falou a jornais de grande circulação sobre o andamento das negociações.

Ele aproveitou as entrevistas para enfatizar o impacto do conjunto de reivindicações: R$ 60 bilhões, quantia considerada impagável. Os sindicalistas rebatem que o valor real não chega a metade disso.

A em outra linha do choque de argumentos, os envolvidos reativaram o debate sobre a média de remuneração. Fala-se que, na maior parte das ocupações, trabalhadores do setor público têm media salarial maior do que no setor privado e, no fim, os servidores não teriam tanto do que reclamar.

Além, é claro, de virem a tona as médias salariais entre os poderes, que eu mesmo cheguei a publicar aqui no blog.

Preparem-se para novos dados "bombásticos" de ambas as frentes de batalha nos próximos dias. A guerra está longe do fim.

Fonte: Blog do Servidor (Correio Braziliense)

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Novo convênio:

Colégio Pentágono. Oferece, somente para a unidade de Alphaville, a título de bolsa de estudos, um desconto de 20% aos dependentes diretos dos filiados, válido somente para as mensalidades do período de fevereiro a dezembro do corrente ano letivo. O desconto é válido a partir da segunda parcela da anuidade e desde que não haja  atraso no pagamento da mensalidade.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do Sinal-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorAssista ao vídeo da manifestação do dia 28, em frente ao Ministério do Planejamento
Matéria seguinteAmanhã, 5ª.f, Assembleia, às 9h