Edição 85 - 06/07/2012

Faleceu Jarbas Athayde

 

 

O BCB perde um dos seus melhores servidores e o
PASBC perde um dos seus maiores defensores
Faleceu Jarbas Athayde Guimarães Filho, integrante do
Conselho Nacional e Regional do Sinal-RJ e do Comitê Gestor do PASBC,
onde ocupava a cadeira de representante do funcionalismo

“Nosso guerreiro descansou, mas vai fazer muita falta”. É assim que nós do Sinal-RJ nos sentimos ao saber do falecimento de um dos nomes mais representativos da história do nosso sindicato, o nosso querido mestre Jarbas Athayde, fundador do Grupo de Estudos do PASBC-RJ, conhecido como Grupo do Rio.

Cumprindo uma carreira exemplar como servidor, Jarbas chegou a chefe-adjunto do Dedip, mas perdeu a comissão ao participar de uma greve. Passou a maior parte de seu tempo ativo em Brasília, sempre participando das lutas pelos direitos dos servidores, junto à Associação dos Servidores do Banco Central (Asbac) e à Associação dos Funcionários do Banco Central (AFBC), se transferindo posteriormente para o Rio de Janeiro.

Jarbas, que tinha 60 anos, sempre foi um defensor do SINAL e um participante ativo do dia a dia da vida sindical, abrindo mão do gozo de sua merecida aposentadoria para viajar pelo Brasil participando de reuniões com os servidores sobre o PASBC, como por exemplo, quando da aprovação do novo regulamento.

Atualmente, em seu terceiro mandato no Comitê, e lutando há anos contra um câncer, Jarbas nunca desistiu e continuava coordenando o Grupo do Rio, com sua determinação e compromisso com a saúde dos servidores e aposentados do Banco Central.

A memória e o exemplo de vida que Jarbas nos deixou, servirão como um manual ético de conduta para todos nós, dirigentes sindicais e servidores, que defendem um Banco Central do Brasil mais justo com seu quadro funcional e cada vez mais próximo dos cidadãos brasileiros.

fonte: PorSinal

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorDeu na Imprensa
Matéria seguinteAmanhã paralisação das regionais em defesa do nosso salário