Edição 0 - 30/04/2004

PARABÉNS AO FUNCIONALISMO DO BC !

Vocˆ viu ontem no Jornal Nacional um "mar de apitos" atr s do Ministro Palocci, enquanto este fazia um pronunciamento sobre o sal rio m¡nimo?

EntÆo vocˆ viu os servidores do Banco Central de Bras¡lia, no seu protesto contra as condi‡äes salariais do BC, no Dia Nacional de Paralisa‡Æo, em conjunto com os servidores do n£cleo de fiscaliza‡Æo financeira (CVM e Susep) e do Ciclo de GestÆo (Tesouro Nacional, Controladoria Geral da UniÆo, Planejamento e Or‡amento, IPEA, Com‚rcio Exterior).

Com uma m‚dia de 80% de paralisa‡Æo em todas as regionais do Brasil, o Banco Central ontem fez chegar seu grito at‚ o Planalto: o SINAL foi recebido pelo Ministro Ant“nio Palocci, da Fazenda, ao lado de representantes dos servidores acima citados. Na avalia‡Æo oficial do Banco, menos de 600 servidores estiveram nos diversos pr‚dios das regionais.

Para protestar, Bel‚m parou: 60% nÆo trabalharam e MECIR parou durante todo o dia.

Belo Horizonte paralisou das 9:00 …s 17:00 horas, contando com 122 servidores. Todos os segmentos, todas as gerˆncias t‚cnicas aderiram ao movimento. O Mecir participou vivamente da paralisa‡Æo.

Bras¡lia teve a que foi considerada a maior mobiliza‡Æo na hist¢ria do Banco Central na cidade. Deban e Mecir, que at‚ entÆo participavam modestamente, aderiram em peso. O Depin trabalhou na contingˆncia. Uma grande parte do funcionalismo permaneceu na porta do BC; outra saiu em “nibus lotados para o Minist‚rio da Fazenda.ÿ

Curitiba teve uma adesÆo de 80%, incluindo participa‡Æo de algumas chefias.ÿNo Mecir,ÿapenas estas permaneceram no local.ÿHouve forte presen‡a da m¡dia.

Em Fortaleza, durante todo o dia a adesÆo ao movimento s¢ fez crescer, e a paralisa‡Æo continuou at‚ o final da tarde.

Em Porto Alegre, expectativas foram superadas, e chamou aten‡Æo a "estr‚ia" de colegas do Deban,ÿDesup e Deinf.

No Recife, a maior paralisa‡Æo dos £ltimos anos, com ¡ndice de participa‡Æo superior a 85%: pela manhÆÿapenas 33 funcion rios trabalhando e, …ÿtarde, esse n£mero caiu para 20 (o BC em Recife tem aproximadamente 180 servidores).

O dia no Rio de Janeiro foi tamb‚m um sucesso: mobiliza‡Æo, paralisa‡Æo e permanˆncia do funcionalismo na porta do Bacen. Na Adrja e no Mecir, paralisa‡Æo em torno de 80%, contando com uma participa‡Æo maior de comissionados e de setores que anteriormente nÆo o faziam, como o Deban, que se mobilizou em parte.

O Movimento em Salvador foi muito bom. Aproximadamente 80% dos funcion rios lotados nas gerˆncias da Av. Garibaldi participaram da paralisa‡Æo, que foi parar na m¡dia local.

Em SÆo Paulo, a adesÆo … greve foi por volta de 70%. No Atendimento ao P£blico s¢ duas pessoas trabalharam. No Mecir ficaram poucas pessoas; l  a participa‡Æo nos movimentos sempre ‚ boa. No Deban, apenas 30% trabalhando. Poucas pessoas no pr‚dio: procuradores e muitos comissionados, embora alguns destes £ltimos tenham participado da paralisa‡Æo. Alguns andares completamente desertos.

De se ressaltar a tranqilidade com que o dia transcorreu em todas as regionais, demonstrando, de um lado, a convic‡Æo dos servidores envolvidos nos pleitos do funcionalismo do Banco Central e, de outro, o protesto contra o descaso e a forma injusta com que o governo o vem tratando.

O dia se encerrou entre aplausos e sorrisos, mas tamb‚m com a certeza de que ontem foi o primeiro de longos dias que virÆo, em 2004, para a conquista de um PCS realmente justo e de um plano de sa£de revitalizado.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorParalisação é sucesso em todo o BACEN
Matéria seguinteFilipeta de 03/05/04