Edição 0 - 06/05/2004

VAMOS LÁ, PESSOAL: AO RESULTADO DAS ASSEMBLÉIAS DE ONTEM

"Estuda o passado, se quiseres adivinhar o futuro."

Conf£cio (551-479 a.C.)

Como se vˆ pelo pensamento acima, "Toca pra frente que isso j  vem de tr s" (ditado portuguˆs) ou o nosso brasileir¡ssimo "J  vi esse filme" tiveram seu antecedente "nobre" muito antes do ano um. A sabedoria humana transcende ‚pocas e povos, porque os valores ‚ticos b sicos nÆo tˆm fronteiras.

Assim ‚ que nos vemos, neste 2004 conturbado, …s voltas com as mesmas "fitas" de outros anos, de outros PCSs, de outros reajustes anuais.

Os mesmos vaiv‚ns do governo, as promessas de "avalia‡Æo e posterior comunica‡Æo com a categoria". O futuro, por‚m, dos servidores, numa campanha salarial, ‚ sempre conseguir seus pleitos, ainda que parcialmente ou com distor‡äes, assim diz o passado de mobiliza‡äes no BC.

O que queremos, portanto, para n¢s, tem-nos cabido decidir juntos nas assembl‚ias que foram e ainda serÆo realizadas em todo o pa¡s.

Vamos manter o movimento forte com as demais categorias? Vamos demonstrar nossa indigna‡Æo com a falta de compromisso demonstrada pelo governo ? Vamos consentir em ficar fora do reajuste linear, como "maraj s" eleitos pelos negociadores do Planalto ? Vamos aceitar sem luta a continua‡Æo do desmanche que o governo vem fazendo com a legisla‡Æo que rege os trabalhadores p£blicos e privados, ao conceder menos reajuste para aposentados do que para ativos ?

Tudo isso se pode discutir nas assembl‚ias. Compare‡a sempre, acrescente ao movimento o n£mero positivo de sua presen‡a. Pergunte. Fale. Concorde ou discorde, mas debata. Reflita em que a participa‡Æo de cada um ‚ uma contribui‡Æo preciosa para as decisäes do conjunto.

NÆo guarde para si, portanto, o que pensa. Compartilhe. Lembre-se dos versos de Bertolt Brecht:

"…. NÆo se afaste de n¢s
Podemos errar e vocˆ ter razÆo, portanto, nÆo se afaste de n¢s!
Que o caminho curto ‚ melhor que o longo ningu‚m nega,
Mas quando algu‚m o conhece e nÆo ‚ capaz de mostr -lo a n¢s,
de que nos serve sua sabedoria?
Seja s bio conosco: nÆo se afaste de n¢s!"

(Extra¡do d’ "A necessidade do sindicato")

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorPEC PARALELA: MAIS UMA VEZ, SERVIDORES SÃO MOEDA DE BARGANHA
Matéria seguinte…e cresce a mobilizaþÒo !