Edição 131 - 13/09/2012

XXV AND – Belém do Pará


Conforme Edital, a Assembleia Nacional Deliberativa (AND), instância máxima do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), a ser realizada em Belém do Pará nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2012, terá como temas:

 
a)      Alterações estatutárias
b)     Valorização das Regionais
c)      Política salarial
 
A Comissão Organizadora será coordenada pelo Diretor de Estudos Técnicos, Edilson Rodrigues de Sousa, e contará com a colaboração do Diretor Secretário, Julio Cesar Barros Madeira, do Diretor de Comunicação, Gustavo Diefenthaeler, e da Assessora da Nacional, Sandra de Sousa Leal.
Para ampliar os debates preparatórios à AND, o sindicato disponibilizará, nos próximos dias, blogs sob a responsabilidade dos Conselhos Regionais de Curitiba – Alterações Estatutárias –, Rio de Janeiro – Valorização das Regionais – e Belo Horizonte – Política Salarial.
O tema central desta 25ª edição da AND terá como subsídio o seminário Fórum Valorização das Regionais (isso é QVT!), marcado para os dias 13 e 14 na mesma cidade. O objetivo do seminário é contribuir com as discussões plenárias referentes ao tema.
A eleição dos delegados se dará em Assembleias Regionais, até o dia 28 de setembro.

Debates preparatórios

 

  • Valorização das Regionais

Belém, capital do segundo maior estado do país e o mais rico e populoso da região Norte, é a seção do Banco Central mais atingida pelo “desmanche das Regionais”.
A assembleia debaterá a ausência de políticas referentes à relação sede-regionais com o objetivo de propor medidas e ações contra o sucateamento e a favor da valorização das representações do BC em estreita conexão com a melhoria contínua da QVT em todos os seus aspectos, incluindo o aperfeiçoamento do Programa de Saúde do Banco Central (PASBC), e a promoção efetiva do Sistema Financeiro Cidadão, conforme o artigo 192 da Constituição Federal.

  • Política salarial

A discussão e a consolidação de diretrizes deste tópico incluem a criação e definição de regras e critérios para a constituição de capitalização de fundo de greve.
A AND
A Assembleia Nacional Deliberativa determina os rumos e estratégias do Sinal para os próximos dois anos. Posteriormente à sua realização, de acordo com o Estatuto do Sinal, as decisões da AND serão submetidas a uma Assembleia Geral Nacional (AGN), em pauta nacional, expressando as reivindicações da categoria.
Como participar
Todos os participantes – filiados e dirigentes delegados – têm peso e oportunidades iguais de manifestação e, como dissemos acima, a eleição dos delegados se dará em Assembleias Regionais, até o dia 28 de setembro.
A AND é uma oportunidade de construção coletiva de propósitos comuns. É a possibilidade de passar do papel de ESPECTADOR para o papel preponderante de ATOR, interferindo nessa construção e assistindo a elaboração dos resultados.
Participar de uma AND é cansativo e trabalhoso, mas saber quais serão, e de que forma são deliberados os temas que dizem respeito ao seu futuro, é uma excelente forma de ver, ao vivo, como as decisões são tomadas e entender as razões de o Sinal trabalhar dessa ou daquela maneira, conforme as circunstâncias. É ver a democracia plena funcionando.
Você vai perceber como a subjetividade do entendimento a respeito das prioridades, e, por consequência, a complexidade da atuação de um Sindicato que tem por princípio respeitar sua base.
 
É importante destacar que o encontro vai acontecer na semana do feriado da Proclamação da República. Se você está disposto a participar, lembre-se: feriados existem o ano todo. Na semana do Dia 15 de Novembro, colabore com o seu sindicato trabalhando na 25ª edição da AND!

Edições Anteriores RSS
Tags:

Matéria anteriorO aparelhamento da AGU*
Matéria seguinteParticipe da XXV AND!