Edição 77 - 02/10/2012

SINAL-SP INFORMA nº 77, de 2.10.12: Mobilização, a palavra de ordem / Resultado da AGN de 27.9, em São Paulo / Resultado da AGRO de 27.9 / Mudanças na área administrativa do Sinal-SP / Solidariedade / Saiu na imprensa / Rede conveniada de descontos

 

SINAL-SP INFORMA

     São Paulo, 2 de outubro de 2012 – nº 77

Filie-se ao SINAL: amplie o poder de representatividade da nossa categoria! Clique AQUI

 

CORROSÔMETRO SALARIAL

24,05 %

(IPCA) *

de julho 2008 a agosto 2012

 

* fonte: BCB – Calculadora do Cidadão > Correção de valores 

.

MOBILIZAÇÃO, A PALAVRA DE ORDEM

Na próxima quinta-feira, dia 4/10, haverá assembleia (AGN) para prepararmos o Ato Nacional do dia 10/10, em defesa da retomada das negociações salariais com o governo (ver o Apito Brasil nº 138, de 28/9/12).

O Manifesto do Comando de Mobilização Regional, aprovado na AGN do dia 27/9/12 (ver no quadro abaixo) mostra o caminho que devemos percorrer. Vamos nos mobilizar desde já, conversando com os colegas de setor e andar, em trabalho de convencimento quanto à necessidade de estarmos unidos nesta luta por melhoria salarial ainda em 2013.

A sua participação neste processo de mobilização é fundamental!

  

RESULTADO DA AGN DE 27/9, EM SÃO PAULO

A Assembleia Geral Nacional (AGN) realizada no dia 27/9/12, em São Paulo, contou com a assinatura de 131 servidores na lista de presença.

Aparecido Francisco de Sales, presidente do Sinal-SP, na condução do evento, deu início aos trabalhos com a leitura do edital da AGN e da AGRO que seria realizada na sequência.

Antes de passar à AGN, comunicou a saída, no dia 28/9/12, de Nair Hama Okazuka Koshiyama, servidora aposentada do BC, que vinha prestando serviços de assessoria ao sindicato na área contábil e administrativa. Na oportunidade, apresentou a substituta de Nair, Vanessa Ieiri, que trabalhava até então na ASBAC-SP, bem como Adailza Nascimento Gomes, funcionária do Sinal. A apresentação terminou com elogios e salva de palmas para todas as citadas (ver, a propósito, o quadro “Mudanças na Área Administrativa do Sinal”). Na oportunidade, foi externado o agradecimento à Diretoria daquela Associação, especialmente ao seu presidente, Luiz Tadeu Florentino, pela liberação da, agora, ex-funcionária.

O Sinal está buscando todas as oportunidades para trazer o governo de volta à negociação, disse Sales. É um trabalho que precisa ser feito junto à categoria, em termos de mobilização, junto ao governo (diretoria do BC inclusive) e ao Congresso Nacional. Para este último, formou-se uma equipe com vários integrantes do Conselho Nacional, entre os quais, Iso Sendacz e Paulo Lino Gonçalves, conselheiros do Sinal-SP.

Enfatizou que não podemos abdicar da nossa pauta de reivindicações, votada em assembleia, muitas das quais não financeiras, que dependem das negociações com o Banco Central, em mesa setorial ainda a ser instalada.

Aberta a palavra, houve a participação de vários oradores, alguns favoráveis aos termos da proposta de um abaixo-assinado de servidores que circulava no Banco Central e outros contrários. A discussão teve como foco os possíveis reflexos na mobilização da categoria, pois muitos entenderam que a mera assinatura em um documento não é suficiente para trazer o governo à mesa de negociação. Foi enfatizada a pauta histórica que a categoria, através do SINAL, vem buscando contemplar.

Chamou-se a atenção para os seguintes pontos no boletim distribuído pelos articuladores do documento:

1.   "Nós, servidores do Banco Central, abaixo-assinados, aprovamos a assinatura do acordo financeiro proposto pelo MPOG, sem prejuízo das demais reivindicações e cláusulas sociais apresentadas na pauta da campanha salarial de 2012. Esclarecemos que a assinatura deste acordo não implicará em interrupção de negociações futuras. Solicitamos que sejam feitas gestões junto ao poder Executivo para o encaminhamento de mensagem ao Congresso Nacional que inclua a carreira de especialista do BCB no Projeto de Lei de Orçamento Anual 2013."

2.      No boletim pode-se ler, ainda:

·           "A base de servidores do Banco Central está mobilizada e se manifestou por meio da assinatura em documento dirigido aos presidentes do Banco Central e do Sinal, com 1.150 assinaturas, solicitando intervenção para reabrir negociações com vistas ao reajuste a partir de janeiro de 2013."

·          "Que os presidentes do Banco Central e do Sinal se mobilizem imediatamente para incluir a carreira de especialista do Banco Central no PL de reajuste de 5% ao ano entre 2013 e 2015." 

Devido às divergências nessas colocações, foi solicitado que um representante daqueles que assinaram o documento esclarecesse a Assembleia. Após a fala de uma voluntária, os presentes foram consultados se estavam esclarecidos e aptos a votar. Como não houve manifestação contrária, passou-se ao encaminhamento.

Sendo a proposta a busca da revisão da decisão da AGN de 28/8, o Conselho Regional do Sinal-SP propôs que a Assembleia fosse consultada se desejava votar a proposta apresentada. Não tendo havido discordância, foi deliberado sobre a análise da proposta, conforme esclarecido anteriormente: "Que os presidentes do Banco Central e do Sinal se mobilizem para incluir a carreira de especialista do Banco Central no PL de reajuste de 5% ao no entre 2013 e 2015." O resultado demonstrou que a AGN em São Paulo não deseja rediscutir o assunto. Com 17 votos favoráveis, 88 votos contrários e 5 abstenções, 72% dos presentes rejeitaram a reanálise.

O Comando de Mobilização Regional apresentou duas propostas: submeteu à apreciação da categoria o Manifesto divulgado no Boletim Sinal-SP Informa nº 76, de 25/9/12, e o indicativo de paralisação a ser levado para avaliação do Conselho Nacional do SINAL.

O Manifesto do Comando de Mobilização Regional foi aprovado por 66 votos a favor, 5 votos contra, com 5 abstenções;

Foi aprovado também, por 35 votos a favor, 7 votos contra, com 1 abstenção, o indicativo ao Conselho Nacional para que, na próxima AGN, prevista para o dia 4/10/12, apresente proposta de paralisação de 24 horas no dia 10/10/12.

 

 .

MANIFESTO

Nós, servidores do Banco Central do Brasil, reunidos em Assembleia Regional em São Paulo, em 27 de setembro de 2012, entendemos que a forte mobilização da categoria é o único caminho que pode levar o Governo à abertura de um efetivo processo de negociações. Nesse sentido, entendemos também ser equivocado o abaixo-assinado encaminhado por colegas do banco e que pleiteia nossa inclusão tardia no acordo proposto pelo Governo, pois:

propõe a aceitação do mesmíssimo ”acordo” imposto pelo Governo, cujos termos já foram rejeitados por cerca de DOIS TERÇOS da categoria em assembleia;

cria a ilusão de que a proposta rejeitada ainda está disponível, bastando para isso que façamos um gesto “de boa vontade” em relação ao Governo e, com isso, desvia nossas energias da tarefa imediata de construção de nossa mobilização;

desmoraliza a categoria e repercute negativamente sobre a percepção que temos a respeito de nossa capacidade de luta, o que só nos enfraquece nos inevitáveis enfrentamentos futuros com o Governo;

pode ser instrumentalizado pelo Governo com o propósito de desmoralizar nossa categoria, como visto em recente entrevista da Sra. Miriam Belchior, em que fomos citados como exemplo de servidores “arrependidos”; e

reforça a convicção do Governo de que a atitude intransigente que adotou durante a campanha salarial do funcionalismo federal é de fato mais adequada do que o diálogo e isto deve se refletir em um maior endurecimento nas negociações futuras.

Assim, conclamamos todos os servidores, inclusive os signatários do abaixo-assinado, a que se engajem no necessário processo de mobilização da categoria, a começar pela construção de um forte Dia Nacional de Lutas em 10 de outubro.

 

    

RESULTADO DA AGRO DE 27/9

A Assembleia Geral Regional Ordinária (AGRO) realizada no dia 27/9/12, em São Paulo, tão logo terminada a AGN,  teve por objeto a eleição dos delegados que representarão o Sinal-SP na XXV Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, e contou com a assinatura de 43 filiados na lista de presença.

Apresentadas as oito candidaturas abaixo relacionadas, a assembleia aprovou, por aclamação, a participação de todos eles na XXV AND, bem como autorizou o Sinal-SP a completar, a qualquer tempo, mediante convite a outros filiados, a sua delegação, composta por três membros natos, representantes do Conselho Regional no Conselho Nacional, e por doze membros eleitos.

Membros eleitos na AGRO, de 27/9/12:

1.      Daro Marcos Piffer (QUESP/SP)

2.      Francisco Mello Mattos (DECIC/GTSPA/COATE-01)

3.      José Eriberto Silva (DEORF/GTSP2/CORD2)

4.      José Paulo Vieira (DESUP/GTSP2/COSUP-01)

5.      Maurício José Anceschi (DESUC/GTSP1/COSUP-01)

6.      Patrícia Cesário de Faria Alvim (DESUP/GTSP5/COSUP-04)

7.      Paulo Lino Gonçalves (ADSPA/ADSPA/COPES-02)

8.      Ricardo Lopes Pinto (DESUC/GTSP1/COSUP-03)

9.      … (Vaga a ser preenchida mediante convite)

10.  … (Idem)

11.  … (Idem)

12.  … (Idem)

Membros natos

1.      Aparecido Francisco de Sales (DESUP/GTSP1/COSUP-01)

2.      Eduardo Stalin Silva (DECAP/GTSPA/COPAD-02)

3.      Iso Sendacz (DESUP/GTSP3/COSUP-02)

[[]]

São estes os quatros filiados que, mediante convite, segundo o aprovado na assembleia, completarão a delegação de São Paulo na XXV AND:

·         Carlos Alberto Affei Souza DOnofrio (Aposentado RJU)

·         Frederico Augusto Veloso Torres (DESUC/GTSP2/COSUP-01)

·         Natalino Yoshimi Sakamuta (DESUP/GTSP3/COSUP-04)

·         Semiramis Ensel Wizentier (ADSPA/ADSPA)

 

São participantes também da delegação, como suplentes:

·         Cristiana Kunika Nakazawa (Aposentada RJU)

·         Jorge Nelson Ribeiro (DECIC/GTSPA/COATE-03)

.

MUDANÇAS NA ÁREA ADMINISTRATIVA DO SINAL-SP

Com a saída da assessora Nair Hama*, houve necessidade de contratar outra pessoa para cuidar das tarefas a seu cargo, bem como rever a estrutura de cargos do Sinal-SP.

Para coordenar a área contábil e administrativa, contratamos Vanessa Ieiri, até então funcionária da ASBAC-SP. Adailza Nascimento Gomes, que trabalha no sindicato desde a sua fundação, ficou com a coordenação da área de atendimento ao filiado e do setor de convênios.

Às duas funcionárias desejamos muito sucesso nas novas funções.

 

Adailza, Vanessa e Sales

 

* Dizeres da placa de homenagem que foi entregue a Nair, durante almoço ocorrido na última sexta-feira, com o Conselho Regional e colaboradores do Sinal-SP:

 

     .

A

Nair Hama Okazuka Koshiyama

 “Nosso reconhecimento e gratidão pela sua dedicação ao SINAL e aos servidores do Banco Central”.

Conselho Regional  do SINAL-SP

 set/2012

 

.

SOLIDARIEDADE

Iso Sendacz, conselheiro do Sinal-SP e diretor de Assuntos Intersindicais (Sinal Nacional), em solidariedade aos colegas que participaram da paralisação no BC, no dia 28/6/12, e tiveram, por conta disso, o ponto cortado, em cumprimento à promessa que fez na assembleia regional do dia 29/6/12 (ver o Sinal-SP Informa nº 47, de 2/7/12), fez um depósito na conta-corrente do Sinal-SP, no dia 1º/10/12, do valor correspondente a um dia de trabalho.

.

SAIU NA IMPRENSA

Sindicato é admitido como amicus curiae em RE que reclama indenização a servidores públicos

Ana Flávia Câmara

28/9/12  

O Sindifisco Nacional* foi admitido como amicus curiae no RE (Recurso Extraordinário) 565.089, cujo reclamante é um servidor público e o reclamado, o Estado de São Paulo. O RE discute o direito dos servidores públicos à indenização, em face da inobservância, pelo Presidente da República, da cláusula de reposição do poder aquisitivo dos vencimentos, assegurada pela Constituição Federal.

O STF (Supremo Tribunal Federal) admitiu a repercussão geral da matéria e o ministro relator, Marco Aurélio, proferiu decisão monocrática no sentido de que é assegurada aos servidores, em janeiro de cada ano, a reposição, com base na inflação oficial do período anterior, sendo, portanto, devida a indenização. Na prática, se o RE tiver decisão favorável ao servidor, em razão da repercussão geral, os demais processos que tramitam com esse objeto serão julgados em conformidade com o entendimento do STF, que vinculará todo o Poder Judiciário.

A admissão do Sindifisco Nacional como amicus curiae é importante para subsidiar o resultado de outras ações que a entidade pretende ajuizar para reclamar os direitos dos Auditores que representa. O julgamento do RE não tem previsão para terminar, mas o voto do ministro relator já é um importante reconhecimento ao direito dos servidores públicos. 

Fonte: Sindifisco Nacional

* Vale lembrar que o  SINAL também o foi, em dezembro de 2011.  Ver o boletim Apito Brasil nº 1, de 5/1/12

.

REDE CONVENIADA DE DESCONTOS

Clique aqui para acessar a lista completa dos conveniados.

Leve sempre consigo a carteirinha do Sinal para desfrutar dos descontos oferecidos pelas empresas conveniadas.

Confira o convênio com academias (ginástica/dança):

Belle & Shape – Academia Feminina

Bioritmo

Competition Academia

Curves

Espaço Bios – Atividade Física e Saúde

One Way Academia

Paulo Medeiros Studio Pilates

Studio de Dança Gloria Ibarra

[[]]

Entretenimento:

 

Novidade: Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1470/1475). Dispomos de convites diferenciados: para uso de segunda a quinta-feira (R$ 9,00 o preço unitário); e para uso em qualquer dia da semana (R$ 11,00 o preço unitário). Os convites, com validade até 19/1/13, somente poderão ser utilizados no Espaço Itaú de Cinema da Rua Augusta, onde deverão ser trocados por ingresso, na bilheteria. Consulte aqui a programação.

Rede Cinemark – Dispomos de convites pelo preço de R$ 11,00, com prazo de validade até 31/12/12, para todos os cinemas e sessões da rede, exceto salas do Iguatemi SP, Premier Cidade Jardim e 3D. Os convites devem ser trocados por ingresso nas respectivas bilheterias. Consulte aqui a programação.

Bilheteria.com – Empresa especializada em venda de ingressos e serviços de conveniência para grandes e pequenos eventos e estabelecimentos (teatros, casas de shows, cinemas, estádios, feiras, festas e parques etc.), oferece descontos especiais aos filiados do Sinal. O acesso às promoções se faz em ambiente reservado na Internet, após cadastro do filiado. Para obter a senha de acesso às promoções, favor contatar Adailza, funcionária do Sinal-SP, pelo telefone (11) 3159-0252. Acesso à página da Bilheteria.com para os filiados: clique aqui.

Encomende seus convites por telefone, até às 16h.

–  Siga no Twitter as últimas notícias do SINAL-SP  –

.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Av. Paulista, 1754 – 14º andar – cjs. 141/144

 São Paulo SP –  CEP 01310-920 /   (11) 3159-0252

sinalsp@sinal.org.br  /  link para SINAL-SP: clique AQUI

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorMensagem aos eleitores dos delegado da 25ª AND
Matéria seguinteMobilização pela retomada das negociações