Edição 150 - 23/10/2012

23 de outubro: Dia do Aposentado do Banco Central

Texto da colega Balbino, testemunha da criação do Banco, homenageia os colegas aposentados do BC. “Prata da Casa” da nova edição da Por Sinal, Balbino recebeu congratulações do Sinal-RJ na sexta-feira, 19, pelos 60 anos de dedicação aos funcionários, aposentados e à história do Banco Central do Brasil.

“Você deve colocar a paixão e acreditar no sucesso deste caminho.”
(Steve Jobs)

Há 70 anos, a frase de Steve Job serviria como lema dos primeiros funcionários do Bacen e, consequentemente, de todos os que contribuíram e contribuem para a história e solidez de um dos bancos centrais mais respeitados no mundo.
                
Houve um tempo em que o Banco homenageava, neste dia, 23 de outubro, aqueles que foram seus primeiros funcionários, hoje aposentados. Indiferentemente de serem eles jubilados como celetistas ou do RJU, não deixam de ser "aposentados do Bacen".

Entendeu o Bacen, quando ainda das comemorações do  seu Jubileu de Prata, em 1990, sendo Diretor Administrativo Joubert Furtado, que deveria ter um dia especial dedicado àqueles que dedicaram parte de sua vida à Instituição e que se encontravam em gozo de sua aposentadoria. Para tanto foi lembrado o 23 de outubro, data da aposentadoria do primeiro funcionário do Banco Central – José Carlos Martins.

Apenas fazendo uma releitura de quem foi este funcionário – o  número 1. Quando da criação da Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), em 24 de fevereiro de 1942, Decreto nº 7243,  foi extinta a Inspetoria Geral de Bancos do Ministério da Fazenda, órgão até então responsável pela fiscalização do sistema financeiro, sendo o funcionário José Carlos transferido para o novo órgão.

O Sinal está ciente de 24 de janeiro ser o Dia Nacional do Aposentado, mas ciente também está que, por uma questão de orgulho, aqueles que ajudaram a criar o Bacen, e aqueles que deram continuidade ao trabalho, tornando-o, de acordo com a mídia, um dos melhores bancos centrais, quiçá, o melhor do mundo,  se sentirão ainda mais orgulhosos por serem lembrados no dia de hoje:

23 de outubro: Dia do Aposentado do Banco Central do Brasil! 

23 de outubro: você ainda vai chamar esse dia de seu!

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorDeu na mídia
Matéria seguinteAssim nasceu o SINAL, na luta pelas liberdades democráticas e na defesa dos servidores do BCB