Edição 149 - 30/10/2012

Mais três novas perguntas (agora já são doze) sobre a Valorização das Regionais

De 15 a 18 de novembro será realizada, em Belém (PA), a XXV Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal.

Principal momento de deliberação sobre os rumos a ser tomados, nos próximos dois anos, por nosso Sindicato, a AND deverá contar com a participação de cerca de cem delegados, eleitos nas dez praças do BCB.

A significativa e inadiável questão da Valorização das Regionais será um dos três temas em debate na AND.

Convidamos, vivamente, você, a participar dessa discussão!

Nessa intenção, encaminhamos, no dia 17.10.2012, três perguntas por nós formuladas para você, com vistas ao estímulo da discussão em torno da importante questão da Valorização das Regionais do BCB:


1 – Você considera o seu trabalho adequado, levada em conta a sua qualificação para realizá-lo?

2 – Você se sente motivado para realizar o trabalho que lhe é atribuído?

3 – Você acha que o BCB adota práticas que incentivam a participação ativa dos servidores lotados nas Regionais em todas as esferas das atividades de trabalho, inclusive as de formulação?

Dando continuidade ao processo de incentivo ao debate, enviamos, a seguir, em 22.10.2012, três novas perguntas a respeito da Valorização das Regionais:


4 – Você acha que a presença do BCB no território nacional reconhece a imensa diversidade de vocações econômico-financeiras, identidades culturais e realidades sociais do Brasil? Por que?

5 – Você acha que está em curso um processo de desmonte das Regionais do BCB? Por que?

6 – Se sim, por favor indique algumas possibilidades concretas de combate a tal processo.


Mantendo a proposição de busca da troca de ideias em torno da Valorização das Regionais, submetemos a você, em 24.10.2012, mais três perguntas:
 

7. Você acha que o tema da presença do BCB regionalmente no território nacional guarda alguma relação com o Artigo 192 da Constituição Federal? Em que sentido?

8. Você sabia que o Sinal já dispõe de um conjunto importante de reflexões acumuladas acerca desse assunto, contidas na proposta Artigo 192 da Constituição Federal – SFN Cidadão? (Para acessá-las, clique aqui).

9.Você acha que o BCB valoriza mais o seu papel de agente centrado no funcionamento do sistema financeiro, em detrimento das suas responsabilidades como agente a serviço dos interesses do Estado? Por quê?

Uma vez mais, apresentamos a você, a seguir, três novas perguntas a propósito da Valorização das Regionais:
 

10 – Você acha que a Administração Central do BCB vem tomando decisões no sentido da centralização do processo decisório em Brasília?

11 – Você se considera submetido a uma cadeia de comando que, em última instância, é autoritária, pouco aberta ao diálogo e insensível? Como você caracteriza o modo pelo qual a hierarquia institucional incide sobre você?

12 – Você considera que o seu trabalho no BCB proporciona acesso a uma realização profissional em sentido amplo?

Por gentileza, reflita sobre essas perguntas e, se possível, produza respostas para todas elas ou para aquelas que você julgue adequado responder, postando tais respostas na aba Valorização das Regionais do Blog da AND ou clicando aqui até o dia 05.11.2012, data-limite para o oferecimento de propostas à AND.

Contando com sua sua co-laboração, sob a forma de oferecimento de comentários (críticas, sugestões etc.), e, ainda, incentivo aos demais integrantes da Comunidade BCB a participar do processo de construção coletiva de um momento de máxima expressão política do Sinal, a AND,

Com nossas saudações sindicais e abraços,

Coordenação do tema Valorização das Regionais da XXV AND do Sinal.

 


Manifestações, de qualquer natureza, quanto ao texto – críticas, sugestões etc. – serão muito bem-vindas. Caso você tenha interesse em fazê-las, por favor clique aqui.
 

Edições Anteriores RSS