Edição 163 - 22/11/2012

Gilberto Carvalho e Brizola Neto reúnem-se com centrais sindicais

Entre os assuntos discutidos com os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Trabalho, o artigo 151 da OIT e a reabertura das negociações salariais 2012.

O assessor da diretoria de Assuntos Intersindicais do Sinal, Carlos Alberto Pereira, esteve em reunião ontem, 21, das centrais sindicais com os ministros do Trabalho, Brizola Neto, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além de representantes da Casa Civil, para tratar da regulamentação do artigo 151 da Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em relação à negociação coletiva, data-base e ao direito de greve no serviço público, ficou definido que o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Manoel Messias Nascimento Melo, encabeçará os trabalhos do governo, tendo por base o projeto de lei das centrais, divulgado há alguns dias.

Para relembrar, o projeto não trata dos temas polêmicos da representação sindical (unicidade x pluralismo) e do financiamento dos sindicatos (imposto sindical), de modo a tentar unir todos os setores em torno da representatividade de cada entidade de servidores.

Nosso assessor aproveitou a oportunidade para coesionar as centrais em torno de proposta de reabertura de negociações para os servidores não contemplados com reajuste para janeiro próximo.

Seu pedido foi secundado por vários outros participantes do encontro, entre os quais o presidente dos Metalúrgicos do ABC, Sergio Nobre, que afirmou: “reajuste zero não combina com clima de Natal, é preciso resolver o assunto já”.

O ministro Gilberto Carvalho comprometeu-se em levar as resoluções do encontro, constantes em ata, à presidente Dilma Rousseff.

Registramos que o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, não participou da reunião.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorBanco Central ignora Dia da Consciência Negra
Matéria seguinteReunião do GT da litigiosidade